Desemprego fica em 11,2% em junho na zona do euro
A taxa de desemprego sazonalmente ajustada da zona do euro ficou em 11,2% em junho, estável em comparação com maio, informou nesta terça-feira a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. Os números vieram em linha com as previsões dos analistas. Em junho de 2011, o desemprego estava em 10% na área da moeda comum.
Mais 100 mil pessoas perderam seus empregos em junho na zona do euro, com o desemprego chegando ao recorde de 17,8 milhões de pessoas, o que eleva a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE) por ações em sua decisão mensal sobre a taxa de juros, na reunião desta quinta-feira.
Em toda a UE, o desemprego ficou em 10,4% em junho, também estável na comparação com o mês anterior.
As piores taxas de desemprego, segundo o relatório da Eurostat, estão na Espanha (24,8%) e na Grécia (22,5% em abril, último mês disponível). “Na comparação com um ano atrás, o desemprego caiu em sete Estados-membros, subiu em 19 e permaneceu estável na Suécia”, nota a agência.
O desemprego entre os jovens, que tem aumentado na Europa, está em 22,4% na zona do euro e em 22,6% em todo o bloco europeu. Na Espanha, o desemprego entre os jovens chega a 52,7% e na Grécia estava em abril em 52,8%.
Do Valor Econômico