Desemprego na Grécia atinge taxa histórica em fevereiro

A taxa de desemprego na Grécia atingiu um patamar recorde no mês de fevereiro. Mais do que um em cinco gregos estão sem trabalhado, conforme a Elstat (Autoridade de Estatística Grega) divulgou nesta quinta-feira.

Essa taxa atingiu 21,7% em fevereiro, ante 21,3% em janeiro (dado revisado). Entre a população com 15 a 24 anos, o nível de desemprego chega a históricos 54%.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas estão sem emprego, uma cifra 42% superior ao registrado em fevereiro do ano passado, ainda segundo a agência grega de estatísticas.

O número de pessoas com trabalho declinou 8% ante o total contabilizado em fevereiro do ano passado, para um montante de 3,87 milhões, o mais baixo da série histórica.

O desemprego é o mais alto nos maiores centros urbanos do país, principalmente Atenas, onde a legenda de esquerda radical Syriza -contra as medidas de austeridade-foi um dos grupos mais votados nas eleições legislativas de domingo.

Economistas estimam que a economia grega deve encolher 20% no período de 2008 a 2012, no que deve ser o pior e mais longo período de recesso desse país.

Da Reuters