Desemprego retrocede na Alemanha em novembro, apesar da crise
O índice de desemprego ficou em 7,1%, contra 7,2% em outubro. No total, o país tem 2,9 milhões de desempregados
A taxa de desemprego voltou a recuar neste mês na Alemanha, onde o mercado de trabalho mostra uma resistência superior à esperada pelos economistas em um contexto de recessão econômica. O índice de desemprego ficou em 7,1%, contra 7,2% em outubro. No total, o país tem 2,988 milhões de desempregados.
Segundo dados revisados, a Alemanha tem 10 mil desempregados a menos que em comparação a outubro.
Em outubro, o número de desempregados no país caiu abaixo dos três milhões pela primeira vez em 16 anos. Em setembro, a taxa de desemprego no país estava em 7,4%. Segundo o governo, a desaceleração conjuntural e a crise financeira não tiveram conseqüências sérias no mercado de trabalho do país no mês passado.
Em novembro de 1992, o nível de desemprego chegou a 3 milhões de pessoas, um patamar simbólico muito importante no debate público alemão.
Na terça-feira (25/11), o Escritório Federal de Estatística da Alemanha informou que a economia do país teve contração de 0,5% no terceiro trimestre, confirmando os números provisórios apresentados no início deste mês e a situação de recessão no país.
No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto tinha desacelerado, para 0,4%, em relação ao primeiro. Uma recessão é definida como dois trimestres consecutivos de desempenho negativo da economia. Na comparação com o terceiro trimestre de 2007, o PIB sofreu um retrocesso de 1,3%.
Da France Press