Desemprego tem ligeira queda no Grande ABC

Taxa também recuou no País e manteve-se estável em São Paulo

A taxa de desemprego no ABC diminuiu para 13% no mês passado, contra 13,2% em março.

Isto significa haver na região 183 mil trabalhadores sem emprego. Já o total de trabalhadores empregados é de 1,222 milhão de pessoas.

Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada nesta quarta-feira, 26, pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

São Paulo
Na Região Metropolitana de São Paulo, a taxa também ficou praticamente estável, ao passar de 13,1% para 13,3%. O total de trabalhadores desempregados foi de 1,427 milhão de pessoas no mês passado, 40 mil a mais do que em março.

Uma das causas pelo ligeiro aumento é a quantidade de pessoas que saem a busca de trabalho. Isso ocorre em virtude do aquecimento do mercado.

Em abril foram criados 107 mil vagas, número insuficiente para absorver as 147 mil pessoas que ingressaram na força de trabalho.

País
Assim como no ABC, o índice de desemprego em sete regiões metropolitanas do País teve ligeira desaceleração, ao passar de 13,4% em março para 13,3% no mês passado.

O contingente de desempregados nas sete regiões foi estimado em 2,942 milhões de pessoas no mês passado, 1 mil a menos do que em março. No período, 131 mil vagas foram criadas.

O total de trabalhadores ocupados em abril foi estimado em 19,1 milhões de trabalhadores.

Da Redação, com Agências