Desemprego tem menor novembro desde 2002, a 7,4%

O índice também é o menor para o mês de novembro desde o início da série histórica, desde 2002. O número de pessoas ocupadas totalizou 21,603

A taxa de desemprego brasileira caiu em linha com o esperado e atingiu o menor patamar para um mês de novembro desde 2002, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (18).

A taxa caiu para 7,4 por cento em novembro, ante 7,5 por cento em outubro. Essa foi a menor variação desde dezembro do ano passado e o menor taxa para novembro desde o início da série histórica.

O número de pessoas ocupadas totalizou 21,603 milhões em novembro, alta de 0,5 por cento sobre outubro e de 0,7 por cento sobre igual mês de 2008.

O total de desocupados foi de 1,714 milhão, queda de 2,3 por cento mês a mês e recuo de 2,6 por cento na comparação anual.

O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados ficou em R$ 1.353,60, não tendo sido registrado avanço em relação ao de outubro. Na comparação com igual período do ano passado, houve acréscimo de 2,2%.

Entre os grupos de atividades analisados pelo IBGE, foi verificada variação significativa apenas no setor de serviços prestados às empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, com expansão de 3,9% na passagem de um mês para o outro. Segundo o instituto, todos os outros setores ficaram estáveis nas duas comparações.

Da Reuters