Desenvolvimento com trabalho, renda e direitos

Este é o tema do Congresso Nacional da CUT, que vai reunir 2.500 delegados de todo o País na próxima semana em São Paulo.

Congresso começa na segunda

A construção de um modelo de desenvolvimento sustentável centrado no trabalho e a ampliação de políticas públicas com maior controle social sobre o Estado formam o tema central do 10º Congresso Nacional da CUT (Concut), que abre segunda e termina sexta-feira, em São Paulo.
Nestes cinco dias, cerca de 2.500 delegados de todo o País debaterão propostas de ação sindical para os próximos três anos e irão eleger a nova direção. De nossa categoria, 52 companheiros e companheiras irão participar.

Pós-crise
“Modelo de desenvolvimento, produção, consumo, meio ambiente, democracia, papel do Estado, tudo isso está ligado a um debate da estratégia de enfrentamento da crise e do pós-crise”, disse Artur Henrique, presidente da Central e candidato à reeleição.


Artur espera que congresso também defina estratégias para o período depois da crise

CIPAs também defenderão meio ambiente

Uma novidade neste Concut será o protocolo que a Central assinará com o Ministério
do Meio Ambiente, que procura encontrar uma forma para que as CIPAs tenham também caráter ambiental para atuar nos espaços das comunidades vizinhas às empresas.
“O protocolo nos oferec uma forma de ampliar a organização nos locais de trabalho a partir do tema ambiental”, avalia Artur.

Participação
Outro ponto do protocolo possibilita aos sindicatos atuarem em concessões ambientais. “Será uma forma dos trabalhadores participarem na definição das regras em processos de consulta pública na concessão de licenças ambientais”, conclui o dirigente.