Dez sessões de fisioterapia
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
Você faz tratamento com o ortopedista e este prescreve dez sessões de fisioterapia? Você sabe por que exatamente dez? Muitos vão pensar porque o convênio só libera dez. Outros, porque o mínimo é isso, pois o colega dele já está na trigésima. O maior problema é que fisioterapeutas estão dizendo “que não pode fazer mais de três vezes na semana”.
Esses profissionais recebem tão mal do convênio que têm de encaixar “mais uma sessão” na agenda para compensar o que recebem do plano. São dez sessões porque a semana tem cinco dias úteis, que é quando as fisioterapias trabalham – SPA e hospital funcionam em regime de plantão. Duas semanas de fisioterapia fecham metade do mês, tempo suficiente para tomar o remédio e melhorar, continuar com este o resto do mês e, então, retornar ao médico.

Esse sempre foi o modo correto de tratar a maioria das moléstias ortopédicas. Casos crônicos como reumatismo, paralisias, sequelas de acidentes, AVC (Acidente Vascular Cerebral), traumas múltiplos e atletas são casos à parte. Só que fazer dia sim, dia não, e ainda trabalhar, não dá efeito terapêutico adequado. Vários fisioterapeutas vão apresentar estudos provando que tem efeito, mas a verdade é distorção para vender um tratamento ruim como se fosse razoável.
É como aceitar fazer um trabalho sem a ajuda ou a ferramenta adequada. Nunca fica bom.
E nem vou entrar na questão do tempo dos aparelhos. Isso é matéria para mais de uma coluna. Se lhe prescreverem dez sessões, faça de uma vez: marque duas semanas, não falte e retorne ao médico. Não fique jogando saúde e dinheiro fora.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente