Dezembro registrou 10º mês seguido de queda dos juros
Trajetória de baixa atingiu décimo mês seguido em dezembro e taxa ficou em seu menor nível em 12 anos
Paulo de Souza / SMABC Teonílio Monteiro da Costa, o Barba |
A taxa média de juros dos bancos manteve a trajetória de baixa em dezembro em todo o País e encerrou o ano no menor nível em 12 anos. Foi o décimo mês seguido de recuo.
“A queda foi resultado de duas iniciativas do governo federal que enfrentaram o sistema financeiro do País”, explicou Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor Administrativo do Sindicato.
“Primeiro o governo reduziu a taxa de juros definida pelo Banco Central – conhecida por Selic – e que serve de parâmetro para toda a economia”, disse.
Barba lembrou que em apenas 12 meses a Selic baixou de 10,5% para 7,25% ao ano, percentuais muito inferiores aos 44% alcançados em março de 1999 ou os 26% de maio de 2003.
Batalha continua
“Em segundo lugar, as taxas caíram porque o governo deflagrou uma operação agressiva por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que baixaram os juros em seus financiamentos para forçar os bancos privados a diminuir suas taxas”, prosseguiu.
O dirigente destacou que essa iniciativa teve amplo apoio dos Metalúrgicos do ABC, que se mobilizaram para derrubar os juros e tarifas nas agências bancárias instaladas nas fábricas em que trabalham, com sucesso na Mercedes, Volks, ZF, Rolls Royce, Scania, Ford e Toledo, entre outras.
Apesar de todo o sucesso obtido no combate aos juros, Barba ressalvou que eles terminaram o ano em um nível ainda muito alto – 28,1% ao ano. “Tenho certeza que essa batalha vai continuar, com o apoio da categoria”, concluiu.
Da Redação