Dia 27 de maio tem o Encontro de Metalúrgicas do ABC

Lugar de mulher é também no Sindicato!


Foto: Raquel Camargo / SMABC

Essa foi a palavra de ordem do 2º Congresso das Mulheres Metalúrgicas, realizado em março do ano passado. As companheiras compreenderam o recado e lotaram a Sede do Sindicato.

A perspectiva para o Encontro de Metalúrgicas do ABC, que acontece dia 27 de maio, é repetir o sucesso do Congresso. “Vamos debater nossa ação para o próximo congresso da categoria e as propostas que queremos ver transformadas em bandeiras de luta”, explicou Ana Nice Carvalho, coordenadora Comissão de Mulher. O congresso da categoria será em novembro deste ano.

“Para melhor absorver as demandas das companheiras, a maior parte do Encontro do dia 27 será usada para depoimentos e debates em torno da carta aprovada no 2º Congresso”, adianta Ana Nice.

Segundo ela, o evento tem ainda a intenção de integrar as mulheres metalúrgicas e promover ainda mais sua aproximação com Sindicato. As fichas de inscrição podem ser obtidas com os membros dos CSEs.

O encontro será aberto com a palestra Trabalho e participação: a busca de autonomia para as mulheres, tema da Conferência Nacional das Mulheres. Depois, o tempo será dividido entre depoimentos das trabalhadoras e debates em grupo.

No encerramento, haverá o Sarau da Mulher, com apresentações de trabalhadoras da base. A inscrição para o sarau continua aberta. Mostre seu talento. Ligue para 4128-4213.

Encontro de Mulheres Metalúrgicas
Trabalho e participação: a busca de autonomia para as mulheres

Programação

9h – Abertura com Sérgio Nobre, presidente do Sindicato, Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, e representantes da Federação Estadual e Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT.

9h30 – Exposição – Trabalho e participação: a busca de autonomia para as mulheres, com a ministra Iriny Lopes, da Secretaria Especial das Mulheres.

11h30 – A luta das mulheres no trabalho, desafio e possibilidades – depoimentos das companheiras presentes. Grupos de trabalho debatem licença-maternidade, creche, saúde e o emprego na categoria.

14h – Plenária – Mulheres metalúrgicas: o futuro é nosso. As propostas das mulheres para o 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC.

17h – Sarau da Mulher e coquetel de encerramento.

Da Redação