Dia de festa

No último dia 06 de setembro, assistimos a uma bela comemoração na Sede do Sindicato. Foi a cerimônia de entrega de certificados aos participantes dos diversos cursos promovidos pelo Departamento de Formação nos últimos dois anos e meio. Neste período foi inaugurada uma nova fase na política de formação de quadros do Sindicato, seguindo as diretrizes aprovadas no último congresso da categoria.
A partir da ação articulada dos diversos Departamentos – Formação, Dieese, Jurídico e Saúde do Trabalhador – foram desenvolvidos oito diferentes programas de formação, a maioria deles de longa duração, combinando atividades em sala de aula com estudo individual e círculos de estudo. Na noite do dia 6 foram entregues 269 certificados.

O que chamou a atenção na cerimônia foi a alegria contagiante dos dirigentes e militantes que receberam os certificados, emoção compartilhada com os filhos pequenos, com os filhos adolescentes, com as esposas, com os pais. Chegou a ser emocionante ver muitos desses alunos recebendo os certificados de mãos dadas com os filhos.

Esse gesto parecia indicar que algo se passava de uma geração para outra, além do sentimento de felicidade: lições aprendidas em sala de aula, experiências compartilhadas na luta, novos saberes construídos ao longo de trajetórias pessoais e coletivas, a utopia e a vontade de transformar o mundo. Como na Saga de Nembe Itê, que provocou a imaginação dos participantes do curso Sindicato e Sociedade, tinha algo no ar: o sentimento de que a trajetória individual era parte de uma história coletiva, na qual traçamos nosso destino e projetamos nossos sonhos.
Esse sentimento foi reforçado pelas falas dos ex-alunos, nas cartas entregues à diretoria do Sindicato, no pronunciamento dos dirigentes e, finalmente, no momento em que todos, à luz de velas, juntaram-se à voz de Milton Nascimento para cantar Coração de Estudante. Essa lembrança ficará para sempre.