Dia de luta em defesa das crianças e adolescentes

“O bem estar das crianças e adolescentes é responsabili­dade de toda a sociedade e não podemos deixar de denunciar situações de exploração”.

A afirmação é da diretora executiva do Sindicato e coor­denadora da Comissão das Me­talúrgicas do ABC, Ana Nice Martins de Carvalho (foto), ao lembrar o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração se­xual de crianças e adolescentes, ocorrido no último domingo.

Para a dirigente, a data sig­nifica um momento de reflexão sobre as ações que contribuem para garantir a integridade física e emocional das crianças e adolescentes.

“As políticas públicas que oferecem oportunidade de educação integral e formação profissional, saúde e lazer de­vem ser fortalecidas para que as nossas crianças e jovens não sejam expostos a nenhum tipo de violência”, defendeu.

Segundo Ana Nice é im­portante também lembrar as pessoas sobre a existência do Disque 100, telefone pelo qual é possível denunciar qualquer tipo de exploração, violência ou abuso sexual.

“Esse canal de comunica­ção tem que ser cada vez mais utilizado pela população para combater qualquer tipo de vio­lência”, recomendou a diretora do Sindicato.

O serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presi­dência da República recebe demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em es­pecial os que atingem crianças e adolescentes, idosos, pessoas em privação de liberdade, com deficiência, LGBT, em situação de rua e outros.

Funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados e as ligações podem ser feitas de todo o Brasil por discagem direta e gratuita. As denúncias podem ser anô­nimas e o sigilo é garantido, quando solicitado.

Da Redação