Dia do Cipeiro: Sofrimento – um novo problema no trabalho

O sofrimento no trabalho, tema que será discutido neste sábado durante a comemoração do Dia do Cipeiro, tem ganhado importância nos dias atuais. “A idéia de sofrimento no trabalho foi mudando com o passar dos anos”, disse o psicanalista Eduardo Losicer, que fará a palestra.

Ele explicou que, antes, o sofrimento no trabalho estava ligado à saúde mental, mas atualmente é visto sob uma perspectiva mais subjetiva. “O trabalhador acaba não sabendo diferenciar o que é sofrimento no trabalho, se é doença ou se é apenas um problema individual”, disse o psicanalista. Com isso, o trabalhador fica completamente perdido e não sabe o que fazer, já que o próprio sistema de saúde não consegue ajudá-lo.

“A pessoa sabe que tem algo acontecendo, mas não sabe se é normal ou se é psiquiátrico, se é uma questão pessoal ou se tem algo o induzindo ao problema”, explicou.

Muitas vezes, segundo Losicer, o trabalhador acredita que a angústia e o estresse que sente fazem parte do sistema do trabalho. Não é assim, pois estas são manifestações clínicas do sofrimento.

O psicanalista disse que na palestra que fará na Sede do Sindicato vai relatar vários casos reais em que o sofrimento no trabalho está presente.

O Dia do Cipeiro será comemorado neste sábado, a partir das 8h30, no Centro de Formação Celso Daniel, com debate sobre sofrimento no trabalho e com a apresentação do Projeto VidaViva, que apresenta uma nova abordagem da relação entre saúde e trabalho. Participe!