Dia do Trabalhador terá atos em São Paulo e pelo país

Ato unificado será na Praça Charles Muller, no Pacaembu, a partir das 10h

Após dois anos de eventos online em virtude do isolamento social para conter o avanço da pandemia da Covid-19, a celebração do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, no próximo domingo, 1° de maio, volta às ruas de todo o país com o tema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”.

O ato principal será realizado em São Paulo, na Praça Charles Muller, no Pacaembu, a partir das 10h, e está sendo organizado de maneira unificada pela CUT e demais centrais sindicais.

Os temas dialogam diretamente com os problemas da população brasileira que convive com altas taxas de desemprego, inflação, ataques aos direitos sociais e trabalhistas, à democracia e à vida.

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, destacou que a batalha contra essa tragédia passa, necessariamente, pela luta contra o governo de Jair Bolsonaro (PL).

“É preciso dialogar com os trabalhadores sobre a importância das eleições deste ano, em que teremos a chance de, efetivamente, mudar o rumo do país, derrotando Bolsonaro nas urnas e elegendo um governo progressista, com olhar voltado para os problemas da classe trabalhadora e no desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

“2022 é um ano histórico em que teremos as eleições das nossas vidas. É em outubro que vamos ter a oportunidade de mudar os rumos nefastos em que o Brasil se encontra. Vamos ter a oportunidade decidir o que o Brasil será nos próximos 20 anos”, reforçou.

O presidente da CUT destacou que não basta tirar Bolsonaro e eleger um presidente com compromisso com os direitos sociais e trabalhistas, é preciso eleger deputados e senadores que tenham o mesmo compromisso.

“Temos de eleger candidatos que representem os interesses da classe trabalhadora, que saibam conduzir o país, que saibam o que o povo precisa”, destacou.

Pauta da classe trabalhadora

No dia 7 de abril, as centrais realizaram o Conclat (Congresso da Classe Trabalhadora), cujo resultado foi a Pauta da Classe Trabalhadora, com propostas para o desenvolvimento do país e que serão abordadas e expostas ao público no dia 1° de maio. Entre elas:

• Emprego e renda;

• Contra os aumentos de preços de alimentos e combustíveis;

• Valorização do salário mínimo;

• Contra a fome e a miséria;

• Mais direitos;

• Valorização dos serviços e dos servidores públicos;

• Defesa da democracia;

• Mais investimentos em saúde, educação e transportes;

• Contra a carestia.

Cultura

A cultura sempre esteve presente nas celebrações da data, como uma oportunidade de dialogar com a população sobre os problemas do país não somente por discursos, mas também por meio da arte e da cultura.

O ato em São Paulo reunirá lideranças sindicais, políticas e religiosas, com atrações como Daniela Mercury, Leci Brandão, Dexter, Francisco El Hombre e DJ KL Jay.

Transmissão ao vivo

O evento será transmitido ao vivo pela TVT, pelas redes sociais dos Metalúrgicos do ABC, das centrais e entidades filiadas. Acompanhe em youtube.com/smabcoficial e facebook.com/smabc.

Com informações da CUT