Dia Internacional da Mulher: Ato lança carta mundial
Com a participação de milhares de mulheres de todos os estados, foi lançada ontem a Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade, durante ato realizado na Praça da República.
A carta condena a cultura machista e o capitalismo por serem dois sistemas que impedem às mulheres e aos homens de serem livres.
As mulheres querem construir um novo mundo, onde não existam mais a exploração, a opressão, a intolerância e as exclusões. Nesse mundo, a integridade, os direitos e a liberdade de todas e todos serão plenamente respeitados.
A carta vai viajar por 50 países dos cinco continentes até chegar, no dia 17 de outubro, a Burkina Faso, o país mais pobre da África.
Passeata colorida
Antes do ato público aconteceu passeata a partir do Masp, na Avenida Paulista, organizada em quatro alas.
A ala igualdade, de cor laranja, pediu salário mínimo justo, soberania alimentar e reforma agrária. A ala liberdade, de cor roxa, inclui o respeito aos direitos reprodutivos, aborto, livre orientação sexual, não à violência e pela saúde integral à mulher.
A ala justiça estava de cor verde e incluiu os temas raça e etnia, pelos direitos sociais e contra a intolerância.
A ala paz e solidariedade, de vermelho, pediu o fim da guerra e da militarização, e por uma outra integração comercial entre os países.
O Dia Internacional da Mulher foi marcado na categoria pela participação da vereadora Soninha (PT), da Capital, em assembléias na Mercedes, em São Bernardo.
Concurso de poesia e artes plásticas
O prazo para entrega de poesia e artes plásticas vai até o dia 18. As poesias devem ser inéditas, com no máximo 30 linhas. Nas artes plásticas vale ilustração, escultura, quadrinho, grafite e pintura.
Todos os trabalhos devem ser identificados com endereço, telefone para contato e local de trabalho.
Eles devem ser encaminhados pessoalmente, ou então enviados para o endereço eletrônico [email protected], pelo fax (11) 4127-3244 e pelo correio para a Rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo, CEP 09721-100.