Dia internacional dos povos indígenas

Na próxima terça-feira, 9 de agosto, será o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada somente em 1995 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem como objetivo fortalecer, em âmbito internacional, a luta para garantir a autodeterminação dos povos indígenas com respeito à sua cultura e às suas tradições para as atuais e futuras gerações.

Foto: Divulgação

Nesse sentido, a demarcação das suas terras, a proteção social e o respeito aos direitos humanos são condições essenciais para preservação dos povos indígenas de forma digna. 

Por pressão dos povos indígenas de todo o planeta, a ONU elaborou uma Declaração sobre o Direito à Autodeterminação dos Povos Indígenas, que foi aprovada pelo Conselho de Direitos Humanos da entidade, em julho de 2006, e ratificada pela sua Assembleia Geral em setembro do ano seguinte. Para os 900 mil indígenas brasileiros pertencentes a mais de 200 etnias, cuja data nacional de luta é o dia 7 de fevereiro, a Declaração da ONU é um reforço à luta contra a invasão de suas terras e à preservação de suas vidas.

Apesar da luta dos povos indígenas atravessar séculos desde a invasão dos portugueses e espanhóis na América, o momento, desde a posse do atual governo, é um dos mais aflitivos nas últimas décadas em relação à ameaça de extermínio de muitas etnias indígenas. A assinatura pelo atual presidente, em 5 de fevereiro de 2020, do Projeto Lei 1919/20, que está em tramitação no Congresso Nacional, que regulamenta a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em reservas indígenas, foi um sinal verde para o descalabro de perseguições e assassinatos de lideranças indígenas que tentaram resistir à invasão de suas terras por garimpeiros e mineradoras.

Não podemos nos omitir diante do extermínio dos nossos povos originários que são parte constitutiva da formação social da nação brasileira, cuja sabedoria ancestral nos legou cultura, conhecimento e preservação do meio ambiente.

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected]

Departamento de Formação