Dia Nacional do Aposentado é comemorado nesta sexta

O fim do fator previdenciário é uma das principais bandeiras de lutas.

Nesta sexta-feira, dia 24, é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi/CUT) está reforçando a luta pelo fim do fator previdenciário e pala valorização dos benefícios. “Há mais de dez anos o fator previdenciário vem lesando milhões de trabalhadores que se aposentam com a redução de até 40% nos seus benefícios”, disse o presidente do Sindicato, Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), para quem “já passou da hora de por fim a este criminoso e vergonhoso redutor”.
Para o sindicalista, o fim do fator é uma exigência da sociedade e frisa que a Câmara dos Deputados vote o projeto que põe fim a esta barbaridade, que vai na contramão dos interesses do povo brasileiro.

 Base
Dos 28 milhões de aposentados e pensionistas brasileiros, 73% estão na base da pirâmide, recebendo tão somente o salário mínimo. De acordo com o Dieese, entre 1995 e 2011, o aumento real acumulado da aposentadoria foi de 25,25%, enquanto o do salário mínimo nesse mesmo período foi de 522%. A valorização dos benefícios é mais do que uma questão de justiça, é uma questão de sobrevivência, pois os ganhos têm sido reduzidos justamente para os que mais precisam, no momento em que crescem os gastos.

Da Agência FEM-CUT/SP