Diadema apresenta propostas de cultura de paz na Conferência de Segurança Pública do ABC
As propostas levantadas durante o evento pelos municípios serão levadas para a etapa estadual e 1ª Conferência Nacional, em Brasília
Exercício de democracia e propostas para a área da segurança pública é a premissa da Conferência Intermunicipal de Segurança Pública do Grande ABC, etapa eletiva para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada na quarta-feira, 29, em São Bernardo do Campo. O secretário de Defesa Social de Diadema, José Francisco Alves, apresentará propostas sobre o tema “Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Cultura de Paz”.
O prefeito de Diadema, Mário Reali, participará da mesa de abertura do evento. A partir das 10h, haverá exposição de propostas baseadas nos eixos temáticos sugeridos por entidades representadas na Comissão Organizadora Nacional, no Fórum Preparatório Nacional, e órgãos do Ministério da Justiça para nortear o debate.
As propostas levantadas durante o evento pelos municípios serão levadas para a etapa estadual e 1ª Conferência Nacional, em Brasília.
O secretário de Diadema abordará questões como: a articulação entre as ações preventivas policiais, a inclusão de ações sociais nas políticas de prevenção e o fortalecimento da presença do poder público como um direito de todo cidadão. A pauta inclui, ainda, as estratégias de desarmamento, o policiamento comunitário, a mediação de conflitos e construção de uma cultura de paz, a intersetorialidade da política de segurança e o diálogo permanente com os meios de comunicação.
A partir das 13h, haverá um plenário para que os participantes sugiram novas propostas ou alterações aos eixos temáticos propostos. Em seguida, haverá a eleição de representantes das prefeituras de cada município para a etapa estadual da Conferência e de representantes da sociedade civil para a etapa nacional.
Da Prefeitura de Diadema