Diadema forma mais 250 jovens do Projeto Adolescente Aprendiz
Em oito anos, atendimento beneficiou 16 mil adolescentes de áreas com maior índice de violência
O Projeto Adolescente Aprendiz, criado pela Prefeitura de Diadema para atender jovens de 14 e 15 anos de áreas de maior vulnerabilidade social, forma nesta sexta-feira, 11 de setembro, mais uma turma de 250 alunos. Desta vez, completaram um ano de atividades jovens da região leste da cidade, moradores do Jardim Alba, Jardim Gazuza, Vinícius de Moraes, Bonsucesso, Vila Nova, Mombaé, Jardim Marilene, Maria Cândida e Vila Operária. A formatura acontecerá, a partir das 14h, no auditório da Fundação Florestan Fernandes (Rua Manoel da Nóbrega, 1.149, Centro).
Desenvolvido pela Secretaria de Educação e fruto de parceria com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança em Comunidade (Pronasci), o projeto tem como objetivo apresentar novas oportunidades aos jovens, oferecendo atividades fora do horário de aula da escola formal e mantendo uma bolsa-aprendizagem no valor de R$ 65,00 mensais, destinados a incentivar a continuidade dos estudos ou a volta à escola. Desde 2001, quando foi criado, o projeto já atendeu 16 mil jovens, e atualmente mantém aproximadamente 1,8 mil adolescentes em 27 núcleos habitacionais espalhados pelo município.
Os 250 jovens que se formam sexta-feira iniciaram o curso em 22 de setembro de 2008, passando por ações de iniciação ao mundo do trabalho e pelo resgate da sua história de vida, através da elaboração do “Livro das Vidas”. Os adolescentes participaram também da elaboração, aplicação e avaliação de projetos sociais no próprio núcleo onde moram, envolvendo recreação, serviços de comunicação e embelezamento da cidade, entre outros.
A programação da formatura inclui apresentações de Dança do Ventre com a bailarina Pamella Souza, de São Bernardo do Campo, Coral Juvenil com a professora Ana Paula, da Casa da Música de Diadema e depoimentos dos adolescentes.
Da Prefeitura Municipal de Diadema