Diadema investe em qualificação
Para atender as novas demandas do mercado de trabalho, a Prefeitura de Diadema começa a elaborar um Plano Municipal de Qualificação Profissional para oferecer conhecimento e formar mão de obra que se insira no novo panorama do emprego. Nesta segunda-feira (12/09), representantes de sindicatos, entidades que atuam na área da formação técnica e da Administração participaram de um seminário para discutir o assunto. O evento ocorreu no anfiteatro da Fundação Florestan Fernandes, em Diadema.
“O pré-sal, Copa do Mundo e a ampliação do Polo Petroquímico de Capuava são setores que vão demandar uma mão de obra qualificada e no qual podemos inserir o município. A Copa não precisa ser em Diadema para que as indústrias daqui se preparem para fornecer produtos e serviços. É necessário investir em educação, em formação dos cidadãos, oferecer cursos que ampliem a capacidade de atuação e que ele possa aproveitar esta ‘onda’ de oportunidades”, disse o prefeito Mário Reali.
Luís Paulo Bresciani, secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do ABC afirmou que o ideal do plano é ampliar a discussão para o âmbito regional. “As cidades são muito próximas e as pessoas trabalham, muitas vezes, no município vizinho. Queremos aproveitar as novas demandas do mercado e, para isso, é importante essa discussão a nível regional.”
O plano deve ser lançado até o final do ano, mas, antes, será feito um diagnóstico para cruzamento de informações e assim estabelecer quais capacitações técnicas serão realizadas. “A Prefeitura vem promovendo eventos para debater essas questões, direcionar melhor esta capacitação e fazer com que os setores envolvidos e a população queiram se inserir neste contexto”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Solange Ferrarezi Zanetta. As discussões serão ampliadas com entidades como Senai, Sebrae, Sesi, Ciesp, Unifesp, Fatec, Etec e Fundação Florestan Fernandes.
“Muitos empregos são ocupados por pessoas de outros municípios, já que o trabalhador daqui, muitas vezes, não tem a formação necessária. Isso é um problema, desde quando eu era diretor do sindicato desta região e havia esta defasagem. E este cenário não mudou muito, por isso, é necessário investir em qualificação profissional no município”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre.
Polo de Cosméticos
A Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Diadema deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2012 e irá oferecer capacitação em Cosmetologia. A expectativa é a de que o Polo de Cosméticos de Diadema absorva essa demanda. O curso vai ser iniciado com 70 vagas, com duração de três anos. Ao longo da implantação, a faculdade terá capacidade para formar 1,5 mil alunos por ano.
A faculdade será administrada pelo Centro Paula Souza e sua construção está quase finalizada. Com 16 salas de aula, 11 laboratórios, biblioteca e dependências administrativas a nova escola irá funcionar no Jardim Campanário em área doada pelo Grupo Papaiz. “Estamos em fase de licitação dos laboratórios e pretendemos inaugurar no primeiro semestre de 2012, mas o prazo máximo é julho do ano que vem, se a licitação atrasar”, disse o prefeito Mario Reali.
“A Prefeitura está realizando diversas ações para fomentar novamente o Polo de Cosméticos. São cerca de 100 empresas em toda a cadeia, das quais 50 são fabricantes. Realizamos alguns eventos para estimular e ampliar a discussão sobre o setor com entidades que representam a área como a ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a Abihpec (a associação do setor). Este curso da Fatec teve o currículo desenvolvido com o auxílio de uma grande empresa da área e por isso deve atender a demanda do mercado de imediato”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Solange Ferrarezi Zanetta.
Do ABCD Maior