Diadema realiza semana da economia solidária
A 1ª Semana de Economia Solidária de Diadema ocorre de 12 a 16 de dezembro a partir das 18h. O encontro acontecerá em três espaços diferentes – auditório do Quarteirão da Saúde, Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema e Centro Público de Emprego Trabalho e Renda. O evento promovido pela prefeitura reúne grupos de atividades populares do município e da Região, representantes políticos, e diversas personalidades ligadas ao tema, como a Unisol Brasil, com a finalidade de discutir o futuro e a importância da ampliação do modelo de empreendedorismo.
“15 de dezembro é o Dia Nacional da Economia Solidária, é importante o município instituir na agenda uma programação para discutir e debater o assunto. Diadema é um dos municípios mais avançados da região, possui políticas públicas voltadas ao empreendedorismo popular. Assim como Santo André, São Bernardo e Mauá. Na ocasião, diversos grupos que a Unisol Brasil apóia irão participar para incrementar o debate. Temos a Uniforja em Diadema, que é um grupo de referência internacional”, explicou o presidente da Unisol Brasil Arildo Mota Lopes.
Confira a programação:
Dia: 12/12 (18h) – Abertura –Tema: “Políticas Públicas de Economia Solidária”
Local: Quarteirão da Saúde
Moderação: Solange Ferrarezi Zanetta – Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema
Palestrantes: Nelson Tadashi, coordenador do GT de Trabalho e Renda do Consórcio Internacional do Grande ABC; Luciene Mosca, Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária; e Gilvanete Bezerra da Silva, da Rede de Empreendimentos de Economia Solidária de Diadema.
Dia: 13/12 (18h) – Tema: “Saúde Mental e Economia Solidária”
Local: Quarteirão da Saúde
Palestrantes: Cibele Neder, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Diadema (CAPS); Karina Santos, AcomTser – Acompanhamento Terapêutico; e Leo Pinho da Rede Paulista de Saúde Mental e Economia Solidária.
Dia 14/12 (18h)– Tema: “Roda de Conversa: Experiências de Empreendimentos e Entidades de Apoio à Economia Solidária”
Local: Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema
Participantes: representante da EES Incubados; IPEPS; Centro de Formação Profissional Padre Leo Commissari; Associação de Apoio à Criança em Risco (ACER); CRAS Leste; Instituto Consulado da Mulher; Faculdade de Gestão e Serviços da Universidade Metodista (UMESP); Fundação Salvador Arena; Programa Hortas Comunitárias da Prefeitura de Diadema; HIDROCOOP – Cooperativa Industrial; UNIFORJA – Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia; Unisol Brasil – Central de Cooperativas; e Projeto Reciflora .
Dia: 15/12 (18h) – Dia Nacional da Economia Solidária. Tema: “Mulheres e Economia Solidária”
Local: Auditório do Centro Público de Emprego de Diadema
Palestrantes: Louise Assunção, do Instituto Consulado da Mulher; Lilian Cabrera: Coordenadoria da Mulher de Diadema; Vilma Maria da Silva Libano, Empreendimento de Economia Solidária Mulheres Esperança/Eldorado; e Maria de Fátima Oliveira do Arte Fênix (formado pelo Mulheres em Movimento).
Dia: 16/12 (18h) – Tema: “Catadores/as de Material reciclável e Economia Solidária”
Local: Quarteirão da Saúde
Palestrantes: Nabil Bonduki, Ministério Meio Ambiente ; Roberto Laureano, Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR); Programa Vida Limpa de Diadema; e Maria Mônica da Silva da Associação Pacto Ambiental (Coopcent ABC).
Endereços:
-Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema – Av. Antônio Piranga, 1156 , Vila Dirce. Tel: 4053-2930;
-Auditório do Quarteirão da Saúde – Avenida Antônio Piranga,700, Centro
– Centro Público de Emprego Trabalho e Renda – Rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel, 101, Centro.
Do ABCD Maior