Diadema recebe visitante de Barcelona que vem conhecer experiência de redução da violência
Além de conhecer os programas in loco, a visitante levará materiais informativos sobre os dois Planos Municipais de Segurança, Projeto Adolescente Aprendiz, Central de Videomonitoramento, Lei de Fechamento de Bares às 23 horas e Observatório Municipal de Segurança
A representante do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Atores Locais (CIFAL) de Barcelona, Espanha, Gemma Galdon, visita Diadema nesta terça-feira (3) para conhecer a experiência do município na redução da violência e criminalidade. O CIFAL é vinculado ao Programa de Desenvolvimento Local para a Formação e Investigação (UNITAR), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).
A visitante será recebida no gabinete do prefeito, às 8h30, onde assistirá a uma exposição sobre o Programa de Redução da Criminalidade, da Secretaria de Defesa Social. Após essa atividade, Gemma Galdon irá conhecer a Central Integrada de Videomonitoramento e a sede da Guarda Civil Municipal. A visitante encerrará a agenda no município almoçando no Restaurante Educativo e Popular de Diadema.
Além de conhecer os programas in loco, a visitante levará materiais informativos sobre os dois Planos Municipais de Segurança, Projeto Adolescente Aprendiz, Central de Videomonitoramento, Lei de Fechamento de Bares às 23 horas e Observatório Municipal de Segurança.
Redução da Violência – Com as políticas públicas implantadas em Diadema desde a criação da Coordenadoria de Defesa Social em 2001, transformada em secretaria em 2004, Diadema registrou uma queda de 78,61% nos homicídios comparando os anos de 1999, que marcou o pico da violência com 374 mortes, e 2007, com 80, conforme estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Isto representa que 1.725 pessoas, ao longo destes oito anos, deixaram de ser assassinadas em virtude de políticas públicas de prevenção e combate à violência. Outro aspecto relevante da diminuição da violência está relacionado à média mensal das ocorrências de homicídios, que caiu de 31,2 mortes em 1999 para 6,7 em 2007.
O município também registra redução de 66,39% nos homicídios entre 2001 e 2007 e 79,63% nos homicídios entre jovens de 16 a 20 anos. Além das políticas públicas de prevenção à violência, os programas de inclusão social foram igualmente responsáveis pela queda dos índices de criminalidade.
CIFAL Barcelona – é um dos doze centros associados da UNITAR dedicados à formação de autoridades e atores locais tendo em vista atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em nível local. Especificamente, foi o único criado para ser um centro internacional de referência em temas de cooperação em políticas públicas de segurança, política pública e convivência no espaço público urbano.
Tem como missão a reflexão, promoção, formação, sensibilização e intercâmbio de experiências entre governos locais, instituições, empresas, entre outros, prioritariamente entre América Latina (Red Latinoamericana CONVIVAL) e Bacia Mediterrânea (Red Euro Mediterránea GEUMED) com base na sua concepção da segurança como bem público e peça chave da convivência nos espaços públicos urbanos.
Da Prefeitura de Diadema