Dib manda derrubar casas no Alvarenga. Moradores denunciam injustiça!

Sem aviso, sete casas em construção foram demolidas ontem no Parque dos Químicos, em São Bernardo. Moradores dizem que documentação dos imóveis está em ordem e pagam todos os impostos, inclusive IPTU. Houve confronto com a Polícia.

Dib manda derrubar casas

O prefeito William Dib ordenou ontem a demolição de sete casas que estavam em construção e uma residência já pronta no Parque dos Químicos, na região do Grande Alvarenga, em São Bernardo. Acompanhados por batalhões da Tropa de Choque da PM, vários tratores da prefeitura fizeram o serviço.

Revoltados com a ação, os moradores partiram para a defesa de suas residências. Seguiu-se uma grande confusão onde árvores e até pneus foram queimados.

A presidente do Clube de Mães do Parque dos Químicos, Vera Lúcia Correa, disse que esteve na quarta-feira com Ademir Silvestre, secretário da Habitação, que prometeu não tomar qualquer medida na área.

“Ficamos desesperados quando vimos a ação dos tratores, não sabíamos o que fazer”, contou ontem. Segundo ela, o pessoal da Prefeitura falou que estava derrubando construções com irregularidades. No entanto, juram que não receberam ordem judicial.

“Eles (funcionários da prefeitura) fotografaram as casas na quarta-feira e depois fizeram isso”, disse o metalúrgico GS, morador do bairro há três anos. Ele também confessa que desconhece o motivo da demolição, já que a documentação das casas e terrenos está em ordem.

Por volta das 16h, o clima ainda era bastante tenso na área. Não havia mais ninguém da Prefeitura nem políticos ligados ao prefeito no local. Os tratores foram embora mas a polícia ainda encontrava-se espalhada em grande quantidade pela região.

A população realizava uma assembléia para definir quais seriam seus próximos passos, já que comentários davam conta que a ordem era para derrubar outras construções hoje.

Paulo Dias, diretor do Sindicato que acompanhou parte do ocorrido, estava revoltado. “Este é o orgulho de viver em São Bernardo, uma cidade onde o prefeito manda derrubar habitações em vez de cuidar do bem estar do povo?”, perguntou.

Casa demolidas pagam IPTU, água e luz

“Por que irregulares?”, perguntava Vera do clube de Mães. “Nós temos todos os documentos necessários, pagamos água, luz e mais um monte de impostos. A gente pensa que está tranquila mas não pode confiar”, prosseguiu.

A própria Vera revelou que paga R$ 525,00 de IPTU por uma construção de 129 metros quadrados.

“Antes da eleição, Dib veio aqui e prometeu toda a infra-estrutura. Depois de eleito nunca mais apareceu. Nós é que penduramos lâmpadas para iluminar um pouco a rua”, contou o metalúrgico GS.

A maior preocupação de Vera é que o pessoal da Prefeitura foi embora prometendo voltar hoje para prosseguir com demolições em outras áreas do Grande Alvarenga, como o Novo América e o Horizonte I e II.

“Estamos pedindo a todos que puderem nos ajudar que façam o possível para impedir novas injustiças”, desabafou Vera. Até o fechamento da Tribuna a situação estava indefinida.