Dib obrigado a ampliar conferência

Está garantida a participação dos trabalhadores na Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de São Bernardo nesta quarta-feira. Esta é a determinação do Ministério da Saúde que na última sexta-feira afirmou “não poder haver restrição na participação de qualquer pessoa”.

No edital de convocação da Conferência, a Prefeitura de São Bernardo limitou a participação de trabalhadores ao indicar o número e quem seriam os participantes.

Os sindicatos da CUT na cidade denunciaram o caráter restritivo da convocação e pediram a realização de pré-conferências, como em Diadema e Santo André. Nelas, a sociedade definiria os participantes no evento. A Prefeitura negou a realização das pré-conferências e os sindicatos procuraram então o Ministério da Saúde.

A Conferência Municipal é preparatória à Estadual e à Nacional. Ela é convocada pelos ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social e tem como objetivo traçar as políticas públicas para saúde do trabalhador e efetivar seu controle social.

“Foi uma decisão importante do Ministério porque nos garante um espaço que a Prefeitura negava”, afirmou Paulo Dias, diretor do Sindicato. A Conferência será realizada na Associação dos Funcionários Públicos, a partir das 8h.