Dicas preciosas para aproveitar melhor o isolamento

Aprender, criar, relaxar e estreitar laços

Com o objetivo de evitar as aglomerações para não disseminar o contágio, ficar dentro de casa exige paciência, parcerias e criatividade para adequar a rotina com atividades que proporcionem distração e harmonia.

“Para proteger os trabalhadores, seus amigos e familiares do coronavívus, o Sindicato recomenda o isolamento social e segue negociando com as fábricas da base para que paralisem suas atividades.

Enquanto isso, para que todos possam passar por este momento de forma mais tranquila e proveitosa, nosso departamento de cultura fez uma lista de sugestões. Fiquem bem e contem com os Metalúrgicos do ABC, sempre”, afirmou o diretor administrativo Moisés Selerges.

Na internet você encontra inúmeras sugestões de atividades pelo Instagram e pelo YouTube, com posts diários sobre dicas para aproveitar melhor seu tempo com momentos de tranquilidade.

Foto: Divulgação

• Faça fotos da família, do grupo, faça álbuns ou colagens de fotos com recortes e textos ou com desenhos.

Foto: Divulgação

• Praticar exercícios físicos alivia o stress e auxilia no fortalecimento da imunidade. Com as academias fechadas, sites orientam como se exercitar em casa. Improvisem exercícios e jogos, recuperem brincadeiras e jogos da infância.

Foto: Divulgação

• Cante em apresentações solos ou em grupos, tanto dentro de casa quanto na varanda, na janela. Componha letras e cante-as com arranjos instrumentais ou simplesmente percussivos improvisados.

Foto: Ricardo Stuckert

• Leia um bom livro, releia o que tiver disponível ou baixe livros na rede. Estude o que estiver posto para a escola ou demandas de trabalho.

Foto: Divulgação

• Pintem, desenhem, bordem. Aprendam coisas inusitadas. Criem histórias e vivências. Escreva poemas, poesias e estórias para dividir, somar parcerias e recitá-las ou contá-las.

Foto: Divulgação

• Conecte-se com os amigos e parentes, via redes sociais ou telefone – Bata um papo, essa é uma oportunidade para praticar a solidariedade e fortalecer as relações, nos dando a sensação de apoio e afastando a solidão.

Foto: Divulgação

• Dedicar seu tempo à família é uma boa estratégia para se distrair, aproximar laços e fortalecer amores.

Foto: Ricardo Stuckert

• Cozinhem, resgatem receitas, pesquisem pratos e comidas diferentes. Tomem café juntos, almocem e jantem em família. Improvisem espaços e ações. Improvisem situações temáticas.

Crianças

Muitos sites ajudam a criar atividades para as crianças, gerando oportunidades para que pais e filhos compartilhem experiências, brincadeiras e atividades que estimulem a criatividade e o desenvolvimento de habilidades manuais.

Foto: Divulgação

• Produzir jogos recreativos e arte com diferentes tipos de materiais, fazer uso da tecnologia como aliada para estudar, assistir documentários e produções de cunho educacional em TV por assinatura e de streaming são algumas das alternativas.

Foto: Divulgação

• A leitura em voz alta para as crianças é essencial para a formação cognitiva e ótima oportunidade para conversar temas importantes como sexualidade, preconceito, bullying, igualdade ou mesmo temas divertidos e descontraídos.

Foto: Divulgação

• Lembre-se que higienizar os brinquedos evita a disseminação do coronavírus.

Idosos

Com os idosos, manter o corpo e a mente ativos, previne doenças emocionais e afasta a tristeza , respeitem o espaço e o contato.

Foto: Ricardo Stuckert

• Exercícios físicos como alongamento, de equilíbrio e força, para quem não tem problemas nas articulações nem de mobilidade, são ótimas opções, desde que atentos às limitações do corpo e aos locais onde não ocorram acidentes, como por exemplo, onde tem tapetes. Sites produzidos por profissionais como geriatras e fisioterapeutas ensinam os exercícios adequados para idosos.

• Exercícios para a mente são alternativas que ajudam na interação familiar, como jogos de tabuleiro, de cartas ou dominó. Também estimulam o raciocínio as palavras-cruzadas, Sudoku ou caça-palavras. No celular, existem aplicativos com jogos para ativar o cérebro.

• Ver filmes antigos, ver e organizar álbuns de fotografia, arrumar as plantas, costurar, fazer tricô, tapeçaria e bordados, são atividades que resgatam os costumes vivenciados por essa geração, e podem envolver mais pessoas da família em agradáveis momentos.

Esta situação que estamos vivendo é uma oportunidade para soltar a imaginação na criação de atividades que estimulem o estreitamento dos laços familiares, para restabelecer valores e sentimentos que se perdem na rotina e revelar aptidões e alegrias que nem sempre são percebidas durante nosso dia a dia.

Departamento de Cultura – SMABC