Dieese-Seade: Cai o desemprego no Grande ABC

O desemprego no Grande ABC diminuiu de 17,9%  para 17,1%  em julho. Isto significa que 10 mil vagas foram abertas. Os números são da pesquisa Dieese-Seade divulgada terça-feira.

Técnicos do órgão explicaram que a queda ocorreu por causa do bom volume de exportações, especialmente no setor automotivo. Tanto que a indústria metalúrgica registrou alta de 1,4% nas contratações em julho.

Para o secretário de organização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Valter Sanches, o setor automotivo deve continuar aumentando o número de contratações até o final do ano devido aos contratos de exportação já fechados.

“O ritmo de produção para o exterior não deve ser reduzido pois toda a indústria exportadora trabalha com contratos de longo prazo que já foram assinados e precisam ser cumpridos”, afirmou Sanches.

Grande São Paulo

Já nas 39 cidades da Grande São Paulo a taxa de desemprego ficou estável em 17,5%. É o quarto mês seguido que o índice se mantém inalterado. No total, o contingente de trabalhadores sem emprego atingiu 1,7 milhão de pessoas.

Rendimento

A renda média na região subiu 1,8% em junho sobre maio, passando de R$ 1.024,00 para R$ 1.040,00. Os dados de renda têm um mês de atraso porque os pesquisadores perguntam aos entrevistados quanto receberam no mês anterior.