Dilma diz que vai usar “todos os royalties do petróleo” na educação

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira, durante evento em Osório (RS), disse que vai usar “todos os royalties do petróleo” para financiar a educação no país. Na semana que vem a Câmara dos Deputados vota projeto de lei que destina 75% dos recursos para a educação e 25% para a saúde, mas Dilma não especificou se irá vetar a proposta caso seja aprovada nos moldes atuais.

“Não é só fazer prédio, tem o custeio, tem que pagar os professores, ter as melhores bibliotecas e laboratórios”, afirmou a presidente durante inauguração de um campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, no Rio Grande do Sul.

De acordo com Dilma, os professores precisam ser “bem pagos” para garantir a qualidade da educação no país. “É uma pré-condição”, disse.

Inflação

A presidente votou a afirmar ainda o compromisso de manter o IPCA deste ano dentro da meta de inflação, de 4,5%, com variação de dois pontos para cima ou para baixo. No entanto, ela evitou fazer uma projeção para o índice no acumulado do ano.  

Mesmo assim, Dilma disse que a inflação no país está sob controle. Como exemplo, citou a queda no INPC, de 0,3%, e a alta do IPCA de julho de apenas 0,03%. Além disso, afirmou que o preço da cesta básica em 18 capitais “mergulhou”, com queda de 7% em Porto Alegre (RS).

“O Brasil está numa situação generalizada de queda dos preços. A inflação está sob controle. Tivemos um período de dificuldade econômica, mas conseguimos superá-lo. Tenho absoluta certeza de que o IPCA estará dentro da meta [neste ano]. Não há nenhuma dúvida disso”, afirmou a presidente em entrevista a rádios gaúchas.

Do Valor Econômico