Dilma passa Serra, de acordo com pesquisa Datafolha

Dilma tem 41% das intenções de voto e Serra, 33%

Pesquisa Datafolha divulgada na tarde de sexta-feira mostra a vitória da candidata Dilma Rousseff (PT) em todas as situações de intenções de voto para a presidência da República.

Na pesquisa estimulada, Dilma ficou com 41%, oito pontos percentuais sobre o tucano, que ficou com 33%.

Marina Silva (PV) ficou com 10%, enquanto os outros candidatos não chegam a 1% cada. Brancos e nulos são 5% e os indecisos somam 9%.

Considerando apenas os votos válidos, Dilma fica a apenas três pontos percentuais de uma vitória no primeiro turno.

Na entrevista espontânea, quando o entrevistado não vê a lista de candidatos, a petista foi lembrada por 26%, enquanto o tucano ficou com 16%.

Dilma cresceu em todos os segmentos socioeconômicos, menos entre os de maior renda. Ela também cresceu em todos os Estados, passando o tucano em Minas. A petista manteve a tendência de alta, enquanto o tucano está em baixa.

Lula tem alta aprovação
A mesma pesquisa mostra que Lula é aprovado por 96% da população. Ele ficou com 77% de ótimo e bom, e 19% de regular. Apenas 4% consideram seu governo ruim ou péssimo.

Dinheiro explica mudança da Folha
O apoio da Folha de S. Paulo a Serra explica porque, mesmo quando os outros três grandes institutos de pesquisa brasileiros destacavam a vantagem de Dilma, o Datafolha, de propriedade do jornal, apontava o tucano à frente.  

Essa postura, contudo, começou a minar a credibilidade do Datafolha no mercado. Sem a confiança dos clientes, o instituto começou a encarar a possibilidade de perder dinheiro.

A única alternativa para recuperar a credibilidade e não sofrer prejuízo financeiro seria contar a verdade. Foi o que o Datafolha, finalmente, fez. Entre uma pesquisa e outra, Dilma abriu oito pontos de vantagem sobre Serra.