Dilma recebe os 7,5 milhões de votos do plebiscito pela Reforma Política
A presidenta Dilma Rousseff recebeu na última segunda-feira, em Brasília, o resultado do Plebiscito que deu 7,5 milhões de votos favoráveis à formação de uma assembleia constituinte para fazer a Reforma Política no País.
“Sinto a força e o cheiro de uma transformação”, disse Dilma durante o ato organizado por movimentos sociais. “Só a mobilização e a participação popular são capazes de criar as condições para a Reforma Política, que é a mãe de todas as reformas”, prosseguiu.
“Acho que nenhuma instância se autorreforma sem a manifestação popular, sem ficar claro qual é a proposta que é legítima diante do povo brasileiro. Daí a importância do que foi feito”, destacou a presidenta.
Os votos foram coletados pelo movimento Plebiscito Constituinte entre 1º e 7 de setembro em todo o Brasil e teve o apoio de 480 entidades e movimentos sociais, incluindo os Metalúrgicos do ABC.
Do total de 7.754.436 participantes, que votaram pela internet ou em urnas, 97,05% foram favoráveis à constituinte pela reforma política com o objetivo de mudar as regras eleitorais em vigor.
Agora o movimento pretende pressionar os parlamentares para que aprovem um projeto de decreto legislativo convocando um plebiscito sobre o tema.
Da Redação