Dilma ultrapassa Serra em pesquisas do Sensus e Vox Populi

Números foram revelados no último sábado (Vox) e nesta segunda-feira (Sensus)

As duas mais recentes pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de outubro colocam Dilma Rousseff, do PT, à frente de José Serra, do PSDB.

Nos dois casos, a pré-candidata petista venceria no segundo turno. Mas, diante do crescimento ex-ministra e da estagnada do ex-governador, o diretor do Instituto Vox Populi, João Francisco Meira, acredita que “Dilma pode vencer a eleição já no primeiro turno”.

O levantamento da CNT/Sensus divulgado ontem, mostra a petista com 35,7% e o tucano com 33,2% da preferência. Marina Silva, do PV, teve 7,3% e José Maria Eymael, do PSC, 1,1%. Outros sete pré-candidatos de pequenos partidos receberam menos de 1% cada.

Em janeiro deste ano, os números do instituto mostravam Serra na frente, com 40,7%. Dilma conseguiu, naquele mês, 28,5% das intenções e Marina, 9,5%.

Se a sucessão de Lula fosse decidida no segundo turno entre Dilma e  Serra, a petista venceria com 41,8% dos votos contra 40,5% do tucano.   Em janeiro, o ex-governador tinha 44% e a ex-ministra 37,1%.

Dilma também aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea da  CNT/Sensus, com 19,8%. Serra está em segundo, com 14,4%.

Em janeiro deste ano, 18,7% dos entrevistados pelo instituto disseram que votariam em Lula para presidente (apesar de ele não ser candidato), a ex-ministra foi apontada por 9,5% e o ex-governador por 9,3%.

Vox Populi
Na pesquisa divulgada no último sábado pelo Vox Populi, Dilma conquistou 38% da preferência enquanto Serra ficou com 35% e Marina com 8%. No levantamento anterior, em abril, Serra tinha 38% e Dilma 33%. 

A ex-ministra também está da frente em um eventual segundo turno, com 40% da preferência e Serra, 38%. O mesmo ocorre na pesquisa de intenção de voto espontâneo. A ex-ministra aparece com 19% das intenções e Serra com 15%. Em janeiro, cada pré-candidato obteve 9%.
Segundo o Vox Populi, Dilma tem a preferência dos eleitores em quatro das cinco regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Já Serra, vence no Sul do País.

A maior diferença percentual a favor de Dilma é no Nordeste, onde o presidente Lula goza de enorme prestígio. A pré-candidata do PT tem 44% das intenções de voto, contra 29% de Serra.
No Sudeste, a disputa é acirrada. A petista tem 35% contra 34% do tucano. No Centro-Oeste, Dilma tem 33% das intenções de voto contra 31% de Serra. No norte, Dilma lidera com 41% contra 32% de Serra.

Já na Região Sul, o pré-candidato do PSDB tem 44% das intenções de voto, enquanto Dilma tem a preferência de 30% dos eleitores.

Diante do crescimento da ex-ministra nas pesquisas presidências e da estagnada de Serra, o diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, acredita na possibilidade de a candidata vencer “a eleição já no primeiro turno”.