Direção do Sindicato entrega Tribuna e dialoga com trabalhadores na SAAB

Metalúrgicos do ABC tiveram grande influência na instalação da fábrica na região

Foto: Adonis Guerra

Cada entrega semanal da ‘Tribuna na Mão’ traz uma nova experiência. Todas as quartas-feiras, a direção do Sindicato se reúne na entrada de uma empresa da base para receber os companheiros e companheiras na chegada ao trabalho. Além de distribuir o jornal da categoria, os dirigentes aproveitam o momento para dialogar sobre questões do dia a dia.

Ontem, a entrega aconteceu na SAAB, em São Bernardo, empresa do segmento aeroespacial, que tem importância singular para os Metalúrgicos do ABC, conforme relembra o coordenador de São Bernardo, Jonas Brito. “Nosso Sindicato teve grande influência na instalação da SAAB em São Bernardo, essa empresa representa muito para nós. Foi uma entrega de Tribuna especial”.

Foto: Adonis Guerra

A edição do jornal trouxe matéria sobre a aprovação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) pelos trabalhadores, após negociação entre o Sindicato e a direção da fábrica.

“Isso mostra a importância do Sindicato na vida dos trabalhadores. Nosso Sindicato atua diariamente, não apenas por meio da ‘Tribuna na Mão’ com a diretoria executiva, mas também com nossa assessoria presente na fábrica e nossos comitês dialogando diretamente com os trabalhadores. A demanda é grande, e esse trabalho precisa chegar a todos, seja através da Tribuna, do diálogo nos comitês ou da atuação da assessoria”.

O coordenador de área, Sebastião Gomes de Lima, o Tião, também destacou o histórico e a relevância da empresa para a região. “A SAAB está presente em nossa região por duas razões. Primeira, devido à exigência do governo federal, que, ao adquirir os caças Gripen, determinou que a empresa se instalasse no Brasil. Segunda, graças à luta do Sindicato, que trabalhou para que a SAAB se estabelecesse no ABC, gerando empregos de qualidade e impulsionando a economia local. Os trabalhadores receberam nossa direção com entusiasmo, demonstrando respeito pelo trabalho sindical”.