Diretor do Sindicato é eleito presidente da Agência de Desenvolvimento do ABC
Em eleição realizada ontem, o diretor executivo do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, foi reconduzido ao cargo de presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC para mandato nos próximos dois anos.
O vice-presidente será Evenson Robles Dotto, da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).
Aroaldo destacou que a Agência é uma entidade fundamental para o desenvolvimento da região. “Além de pensar o desenvolvimento econômico de forma global, discutimos também o desenvolvimento social, humano e tecnológico, sempre com foco na inovação. Temos o desafio de pensar todos os setores econômicos, por isso o modelo de governança da Agência, a quádrupla hélice, que reúne trabalhadores, poder público, iniciativa privada e universidades, é fundamental”, afirmou.
O dirigente ressaltou os desafios para o mandato. “Temos que incluir todo o ecossistema de inovação na Agência, os novos atores, formas de economia, modelos de trabalho e o mundo virtual, com as empresas de tecnologia ganhando muito destaque”, disse.
Outra meta é discutir a Agência enquanto instituição e projetá-la para o futuro. “Além do diálogo com os novos atores e pensar a nova economia, precisamos estar conectados aos debates que acontecem no mundo, a questão da economia vinculada à segurança nacional por meio de três pilares: segurança alimentar, energética e sanitária. Temos a oportunidade de dialogar na região, organizar as cadeias econômicas, produtivas e industriais, além de pautar outros atores que têm responsabilidades, como os governos estadual e federal”, concluiu.
Aroaldo já estava à frente da Agência desde maio de 2021, quando era o vice e o então presidente da entidade e ex-prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, deixou o cargo.
A Agência foi criada em outubro de 1998 para reunir as forças do ABC e promover o desenvolvimento da região. Integram a Agência as prefeituras, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, sindicatos, universidades, Polo Petroquímico e associações comerciais.