Diretoria entrega ‘Tribuna na Mão’ na Evacon
Dirigentes dialogaram sobre as negociações de Campanha Salarial e a luta contra a alta taxa de juros praticada pelo Banco Centra

Na manhã de ontem, a diretoria executiva do Sindicato esteve na portaria da Evacon, em Diadema, para entregar a Tribuna e conversar sobre assuntos importantes com os companheiros e companheiras.
O coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, destacou a importância da proximidade da diretoria com os trabalhadores e trabalhadoras na base para avançar.
“O nosso projeto é pela #ARetomada dos direitos, na defesa da democracia e por uma indústria nacional forte que gere empregos de qualidade e distribua renda”, ressaltou.

Campanha Salarial
O dirigente reforçou ainda a necessidade de mobilização para a Campanha Salarial. A Evacon pertence à bancada patronal do Grupo 2 (máquinas, aparelhos elétricos e eletrônicos), que tem discussão de pauta cheia com a FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), com negociações das cláusulas sociais e econômicas.
“Diante das primeiras rodadas de reuniões, já percebemos que vamos precisar de muita mobilização da companheirada nas fábricas para que possamos construir um acordo que reponha as perdas salariais e que dê conta também de conquistar aumento real. É preciso valorizar o poder de compra dos trabalhadores e trabalhadoras e, com isso, termos condições de consumir mais e fazer a roda da economia girar”, defendeu.

Redução da taxa de juros
O coordenador de área, Gilberto da Rocha, o Amendoim, lembrou que a empresa está em recuperação judicial desde fevereiro de 2012.
“Fomos muito bem recebidos pelos companheiros e companheiras na Evacon. Além de debater a nossa Campanha Salarial, também tratamos da necessidade de redução da taxa básica de juros, a Selic, pelo Banco Central. Os trabalhadores estão mobilizados para fazer a luta pela queda dos juros para que o Brasil volte a crescer e a gerar emprego”, afirmou.
São cerca de 140 trabalhadores e trabalhadoras na Evacon, que produzem componentes para refrigeração, sistemas de movimentação, automação, transportadores industriais, vasos de pressão e trocadores de calor.