Dirigente dos Metalúrgicos do ABC é premiado pelas melhores práticas do sindicalismo alemão
Maicon Michael Vasconcelos também é secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT e membro do Conselho Mundial dos Trabalhadores na Mercedes
O secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e membro da executiva do Conselho Mundial dos Trabalhadores na Mercedes, Maicon Michael Vasconcelos, recebeu em novembro premiação das melhores práticas do sindicalismo alemão durante o congresso BetriebsräteTag (leia-se em português, ‘Dia do Conselho da Empresa Alemã’) em Bonn, na Alemanha.
O evento anual premia destaques na área e garante intercâmbio de conhecimentos, experiências e abordagens inovadoras no mundo do trabalho. “É importante esse tipo de reconhecimento, sobretudo por um comitê mundial que tenha um membro do sul global na sua executiva. Tudo isso dentro do antigo parlamento alemão, com todas as centrais alemãs, com todos os ramos de atividades, o que demonstra parceria, integração e solidariedade internacional com os trabalhadores e trabalhadoras do sul global, principalmente do Brasil”, celebrou.
Segundo o dirigente, que também é CSE na montadora em São Bernardo, esta é uma premiação que vem de uma longa caminhada. “Desde os primeiros militantes que entenderam a importância dos trabalhadores estarem organizados internacionalmente na Mercedes, como o Palma, Tarcísio Secoli, Aroaldo Oliveira, Valter Sanches e outros, juntamente a sindicalistas alemães, como Fritz Stall, que consolidamos essa relação e trabalho conjunto. A premiação não se deve apenas a mim, mas pelo acúmulo de personagens tão importantes na ação sindical nacional e internacional até hoje”.
Maicon recebeu prêmio junto a Michael Brecht, desde 2014 presidente do conselho de trabalhadores do grupo e dos comitês de representação de interesses internacionais da Daimler AG.