Dirigente é influencer no chão de fábrica e pode ser no digital também
Quinta etapa do curso de formação sindical da CNM/CUT abordou a influência digital para sindicalistas. Próximo encontro destacará pautas identitárias
A CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) promoveu via plataforma virtual Zoom, no último dia 27, o quinto módulo do programa Formação Sindical para dirigentes de todas as federações e sindicatos de base estadual filiados à entidade. A nova etapa do curso, sob temática “Influenciador somos todos nós”, mostrou de que forma sindicalistas podem exercer seu poder de influência na internet com ferramentas digitais e estratégias para que sua voz chegue aos trabalhadores e trabalhadoras conectados nas redes sociais.
A secretária de Formação da CNM/CUT e CSE na Samot, Maria do Amparo Travassos Ramos, destacou o papel da formação para orientar os dirigentes sobre a influência digital e que, necessariamente, não é preciso uma formação técnica para exercer esse papel.
“O dirigente não precisa ser jornalista ou relações públicas, mas precisa fazer coisas simples no dia a dia com as ferramentas que tem, como curtir, compartilhar, fazer pequenas falas, pequenos textos, usar o que a gente já faz no dia a dia como dirigente e de forma simples para se conectar com o trabalhador. Tem que haver também a troca de experiência dos dirigentes mais antigos com os mais novos sobre o papel do sindicato, sempre em busca do objetivo que é conscientizar o trabalhador sobre a velha luta de classes, a briga entre o capital e o trabalhador”, disse Amparo.
Até novembro
O curso teve início em março deste ano. São dez módulos formativos aplicados mês a mês até novembro. O próximo encontro acontece no final de julho com o mote ‘Pautas Identitárias’.