Dirigente visita Observatório da Indústria em Santa Catarina

Foto: Divulgação

O secretário de For­mação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, e conselheiro do Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, integrou uma comissão de representan­tes dos trabalhadores em visita ao Observatório da Indústria Catarinense, em Florianópolis, no final do mês passado.

O Observatório, uma área da Federação das In­dústrias do Estado de Santa Catarina, FIESC, vincula­do ao sistema S, monitora os principais fatores que afetam a competitivida­de industrial no Estado e analisa o desempenho econômico e as tendências tecnológicas dos setores estratégicos.

O dirigente explicou que o local visitado tem o foco principal voltado à saúde do trabalhador e ressaltou a importância de conhecer exemplos com o objetivo de fortalecer o debate sobre a criação do Observatório das Indús­trias, pautado pelos Meta­lúrgicos do ABC dentro do Rota 2030.

“Para nós o mais im­portante é conhecer um observatório de fato e os detalhes do seu funcio­namento. No caso desse em Santa Catarina, há um recorte específico na saúde do trabalhador. Com as informações coletadas, ar­mazenadas em nuvens, eles propõem tecnologias para proteger os trabalhadores”.

“O que a gente pensa para um Observatório da Indústria com o olhar dos trabalhadores é ter uma ferramenta que consiga mostrar em que direção o segmento está cami­nhando, no nosso caso no segmento automotivo”.

Bigodinho lembra que a ferramenta também vai detectar se há geração de emprego, conteúdo nacio­nal e cumprimento das leis determinadas com o final do Inovar-Auto e o início do Rota 2030.

“O cruzamento de dados é uma ferramenta que con­segue monitorar e ter um olhar mais clínico dentro do segmento. Observatório da Indústria é de suma im­portância, principalmente num momento como esse”, concluiu.

Da Redação.