Dirigentes concluem o curso de Formação de Formadores

Foto: Edu Guimarães

Cerca de 20 dirigentes concluíram o 7º Curso de Formação de Formadores na Es­cola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, na Regional Diadema. A forma­tura foi realizada na última sexta, dia 6, e participaram do curso representantes do CSE, SUR, Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC e Associação dos Metalúrgicos Anistiados do ABC.

“São formadores voluntários que tra­zem a experiência do chão de fábrica para as aulas. Eles se juntam aos profissionais da Educação na Escola, que tem a teoria, e enriquecem muito os cursos”, afirmou a secretária de Formação da Confedera­ção Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, e CSE na Volks, Michelle Marques.

“É importante a turma ser diversificada ao reunir mulheres, homens, jovens e mais velhos. Todos ajudam a interagir e reproduzir o conhecimento acumulado para a categoria”, prosseguiu.

O curso teve quatro módulos de dois dias cada e alguns dirigentes já participam das aulas do curso Sindicato e Cidadania. Entre os temas discutidos estão o papel do dirigente como educador, a formação sindical, os saberes necessários à prática educativa, o pensamento educacional bra­sileiro, metodologia, espaços de formação e ideologia.

“Os metalúrgicos do ABC são refe­rência para o Brasil e é preciso dar con­tinuidade com a formação permanente. Os dirigentes são cada vez mais cobrados na base e precisam estar preparados para enfrentar novos desafios”, explicou Michelle.

Na última aula, os dirigentes apre­sentaram três propostas de atividades formativas sobre gênero, conflitos de gerações de trabalhadores e a importância da democracia e política.

“Os metalúrgicos estão juntos na batalha da formação. A atuação do Sindicato Cida­dão é urgente e importante para responder o dia a dia do trabalhador”, destacou.

Da Redação.