Dirigentes do Sindicato concluem curso de Realidade Brasileira pela UFABC

Com duração de 12 meses, aulas trataram dos temas Trabalho, Indústria e Desenvolvimento

Na manhã de ontem, 19 dirigentes dos Metalúrgicos do ABC receberam o certificado de conclusão do curso ‘Realidade Brasileira: Trabalho, Indústria e Desenvolvimento’, realizado na UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Bernardo, ao longo dos últimos 12 meses. Na ocasião, participaram de uma aula ministrada por Ronaldo Pagotto, advogado e integrante da coordenação política do Projeto Brasil Popular.

O diretor executivo do Sindicato e CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Volks, Charles Aurélio de Lima, o Tuiuiú, destacou a importância da formação. “Quando um dirigente sindical se qualifica, ele consegue atender de forma ainda mais direta o trabalhador no chão de fábrica e fortalecer a organização do local de trabalho. Isso torna o Sindicato mais representativo. E um sindicato representativo é um sindicato combativo, cidadão, que atua não só em defesa dos trabalhadores, mas de toda a sociedade”.

O curso Realidade Brasileira: Trabalho, Indústria e Desenvolvimento é fruto de uma parceria que reúne diversas entidades, entre elas os Metalúrgicos do ABC, UFABC, Escola Nacional Paulo Freire, Brasil Popular, Escola do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e Projeto Brasil Popular.