Discreta, Hyundai prepara nova fábrica
Produção de motores em Piracicaba ajudará a diminuir pressão nos custos da montadora sul-coreana
Desde que construiu uma fábrica no Brasil, em 2012, a Hyundai tem se destacado pela extrema discrição. Os presidentes que já passaram pelo comando da operação dificilmente aparecem publicamente ou dão entrevistas e, exceto pelo marketing em torno de seus veículos, cada decisão é cercada de sigilo. Nem todos os segredos, porém, podem ser guardados no tempo desejado pelos coreanos da companhia.
O caso mais pitoresco é o de uma fábrica de motores que está sendo erguida ao lado da linha de produção de veículos, em Piracicaba (SP). Os dirigentes da montadora não negam o empreendimento a quem perguntar e as obras, adiantadas, estão à vista de quem passa pelo local. Mas, até agora a empresa não anunciou quanto pretende investir. “Isso depende do tipo de motor que faremos e isso não está definido”, afirma o vice-presidente comercial da Hyundai do Brasil, Angel Martinez.
Por não ter claro que tipo de produto pretende fabricar ali é que a direção da montadora julgou desnecessário fazer alarde. Mas políticos pensam diferente. Há um ano, o então prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB) não se conteve e contou a novidade à imprensa local. Isso foi oito dias depois que ele perdeu a eleição para Luciano Almeida (DEM), que assumiu a prefeitura em janeiro.
Mesmo cercado de mistérios, o projeto dos motores é de extrema importância para a Hyundai, principalmente em tempos de dólar elevado. Motores e transmissões dos dois modelos produzidos em Piracicaba – o compacto HB20 e o utilitário esportivo Creta – são importados da Coreia.
Do Valor Econômico