Dislexia: um problema ainda oculto

“Pai, as notas do seu filho foram todas ruins, além do mais ele não presta atenção nas aulas e nas interpretações de texto”. Você já ouviu da boca do professor do seu filho esta frase?

E esta outra frase: “Pai, não estou conseguindo memorizar o texto da prova de português!”

Muitas vezes o seu filho pode ser vítima de um problema neurológico chamado dislexia. A falta de atenção e não conseguir memorizar um texto estão entre os sintomas. Quando não acompanhados na fase inicial escolar da criança podem trazer problemas piores na fase adulta.

Muitos pais e professores não conseguem identificar este problema e as crianças e jovens ao não conseguirem memorizar ou até mesmo raciocinar, acabam sendo vítimas de castigos e críticas, onde as palavras burrice e desatento são as mais utilizadas.

Este problema afeta milhares de pessoas no mundo. Nas escolas é grande o número de crianças com dificuldade na leitura e interpretação de texto.

Escondida

A dislexia existe e muitas vezes nós não conseguimos identificá-la. Por isso, devemos ficar atentos com os nossos filhos e amigos, principalmente quando estão na fase inicial escolar, pois quanto mais cedo você perceber este problema, mais fácil será controlá-lo no futuro.

Quando um professor faz uma crítica a um aluno, esta crítica deve ser vista como um problema em sua saúde. Por isso, devemos ficar alertas.

Percebeu dificuldades no aprendizado, não castigue ou critique. A falta de atenção e a dificuldade na memorização e interpretação podem significar um problema de saúde e, quando um professor vier com criticas, tente descobrir a origem do problema.

Departamento de Formação