Disputa entre projetos diferentes
Seu programa de governo, a partir daí, seria resultado de um compromisso com o movimento sindical urbano, os trabalhadores rurais, o PCB (Partido Comunista Brasileiro) e a ala comprometida do PTB. Implementar as reformas de base passou a ser a palavra de ordem.
Essa aliança seria selada com um grande comício numa sexta-feira, dia 13 de março, na estação de trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro. No evento, Jango deu início ao processo de reforma agrária, assinando a desapropriação de terras em um raio de dez quilômetros ao longo de rodovias e ferrovias federais sem indenizações prévias em dinheiro.
A direita passou a pregar abertamente a deposição de Jango para impedir as alterações econômicas e sociais que ele propunha e que iriam aumentar a participação popular no poder.
A desculpa para o golpe aconteceu com a revolta dos marinheiros no Rio de Janeiro, quando Jango perdoou os amotinados.
A partir daí a direita iniciou uma campanha de desestabilização do governo realizando, entre outras ações, a Marcha da família, com Deus, pela liberdade, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em São Paulo.
A gota d´água aconteceu quando Jango prometeu sindicatos, liberdade de voto e incentivou os sargentos a não obedecerem oficiais golpistas e as Forças Armadas sentiram-se desrespeitadas.