Dobra a porcentagem de veículos elétricos no mundo

China compra mais carros com a tecnologia do que todo o resto do mundo somado

Um novo relatório da International Energy Agency (organização internacional para fomento da indústria de energia) apontou que, em 2021, foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos em todo o mundo, resultando em um market share de 8,57% em relação a todas as vendas de automóveis no período. Isso é mais do que o dobro de 2020, quando foram vendidos 3 milhões de elétricos e o share era de 4,1%.

O relatório estima que existam hoje 16 milhões de carros elétricos em circulação no mundo, consumindo cerca de 30 terawatt-hora (TWh) de eletricidade anualmente, o que equivale a toda a energia gerada na Irlanda. A China liderou as vendas em 2021 com 3,4 milhões de unidades comercializadas. Ou seja: os chineses sozinhos compram mais carros elétricos do que todo o resto do mundo somado.

O relatório ressalta a importância desse crescimento mesmo com as vendas de automóveis de modo geral tendo queda (25% a menos que em 2019, antes da pandemia). A justificativa para essas vendas são os subsídios oferecidos pelos países e também as novas metas de emissões de CO2. A Alemanha foi a nação com o maior market share (25%) entre os grandes mercados europeus, enquanto a Noruega teve o maior índice (72%) de modo geral.

Nos EUA, os elétricos ultrapassaram as 500 mil unidades vendidas e atingiram market share de 4,5%. Metade dos modelos comercializados era da Tesla, a líder absoluta do segmento. Nem tudo são boas notícias. O relatório também aponta que, fora dos grandes mercados, os carros elétricos estão crescendo muito vagarosamente. No Brasil, índia e na Indonésia, o documento afirma que o market share ainda é menor que 1%.

Do Automotive Business