Doença de Chagas
A OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu o dia 14 como dia de conscientização sobre a doença de Chagas. Transmitida pelo barbeiro (um besouro) e muito comum no sul da Bahia e norte de Minas Gerais, a doença causada pelo parasita Trypanosoma cruzi tem poucos sintomas no início, evolução lenta e causa problemas cardíacos (“coração inchado”) em um terço de todos os casos crônicos, problemas digestivos e outros.
O parasita fica no intestino do barbeiro. Depois que pica, para sugar o sangue, ele defeca. Passa o efeito do anestésico, a pessoa picada coça o local e pronto, o parasita entrou. O problema é que o contato com as fezes dele também pode transmitir a doença, assim como há a transmissão por produtos de sangue, transplantes e materno-fetal.
Acredita-se haver 6 a 7 milhões de infectados, a maioria na América continental. É uma doença tratável na primeira fase (dois meses), mas não há sintomas. Daí as pessoas não procuram o médico e o índice de diagnósticos é baixo.
Há exames sorológicos e os bancos de sangue testam em todos os casos para esta doença. Precisamos testar todos os suspeitos, tratar os crônicos e acabar com o barbeiro e as casas de pau-a-pique para nos livrarmos desta doença.
Comente este artigo. Envie um e-mail para sumetabc@dieese.org.br Subseção do Dieese dstma@smabc.org.br
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente