Domingo, dia 19, tem Rappin Hood e muito mais na Sede


Rappin Hood. Foto: Amanda Perobelli

No domingo (19), a Comissão de Juventude do Sindicato promove o I Encontro de Hip Hop da Juventude Metalúrgica do ABC, com a presença do rapper Rappin Hood, na Sede.

Em parceria com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT) e da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT), a atividade terá início às 11 horas, com apresentação de bandas como Alma Sobrevivente, Neurus, Contenção J.M.R. e DJ Jotta, além de músicos convidados de Sorocaba. A entrada será gratuita.

O evento integra as comemorações do Dia Internacional da Juventude, instituído há 13 anos pela Assembleia Geral da ONU como dia 12 de agosto.

Para Wellington Damasceno, coordenador da Comissão de Juventude e membro do CSE na Volks, a realização do I Encontro contribui com a vocação cidadã dos Metalúrgicos do ABC.

“O Hip Hop foi escolhido por que consegue, por meio de todas as suas manifestações culturais e artísticas, expressar a realidade e debater, de forma critica, o papel da juventude na sociedade”, explicou.

Durante todo o domingo, cinco telas de 4 m² serão grafitadas no 2º andar da Sede do Sindicato e estarão expostas no final do encontro.

A difícil situação dos jovens brasileiros
O Brasil tem 48 milhões de habitantes com idades entre 15 e 29 anos. Desse total, 34 milhões têm entre 15 e 24 anos.

É nesta faixa etária que se está a maior parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, evasão escolar, falta de formação profissional, mortes por homicídio, envolvimento com drogas e com a criminalidade.

Apesar disso, a quantidade de jovens empregados cresceu no Brasil nos últimos cinco anos, ao contrário do que ocorreu em boa parte do mundo.

A taxa de desemprego brasileira considerada “notável” pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) caiu de 21,8% para 15,2% entre 2007 e 2011.

Os dados fazem parte do relatório Tendências Mundiais do Emprego Juvenil 2012, que projeta para este ano o desemprego de cerca de 75 milhões de jovens, o que corresponde a 12,7% da parcela mundial dessa população.

Serviço
O que: I Encontro de Hip Hop da Juventude Metalúrgica do ABC
Quem: Rappin Hood
Quando: 19 de agosto de 2012 a partir das 11 horas
Como: De graça
Onde: Rua João Basso, 231 – 2º e 3º andar da Sede
Por que: Comemorar o Dia Internacional da Juventude

Da Redação