Domingo é dia de New Fiesta

Resultado de intensas negociações entre a representação dos trabalhadores, Sindicato e empresa, o New Fiesta será apresentado durante show de Cláudia Leitte, com apresentação da atriz Ísis Valverde


New Fiesta, que será produzido em São Bernardo. Foto: Divulgação

Resultado de longa negociação entre a representação dos trabalhadores, Sindicato e Ford, o New Fiesta é considerado tão importante por todos os envolvidos no processo, que o carro será lançado em evento aberto à população.

É a primeira vez nas últimas décadas que isso acontece com um veículo fabricado em São Bernardo. Para festejar, o lançamento acontecerá durante show da cantora Cláudia Leitte, apresentado pela atriz Ísis Valverde, no próximo domingo, dia 24, no Paço da cidade, a partir das 15h.

“A comemoração é mais que merecida”, comemorou Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor de Administração do Sindicato e membro do CSE na Ford. “Foram mais de dez meses de duras negociações com a Ford, mas valeu a pena”, disse.

“Este novo produto garante o futuro da Ford no ABC, pois a fábrica passará a contar com uma plataforma global para a produção de um novo carro que poderá vendido em vários países e inclui a planta de São Bernardo na estratégia da Ford Mundial”, explicou Barba.

Expectativas
Claudio Teixeira, o Zuza, coordenador do CSE, destaca a organização dos trabalhadores e a mobilização de todos como os principais fatores que levaram a Ford investir R$ 1,2 bilhão na fábrica de São Bernardo até 2015.

“Começamos as negociações sem saber como terminariam e, no final, fechamos um acordo acima das expectativas, com o lançamento de um produto global, competitivo, preparado para disputar o mercado e que vai garantir a existência de uma fábrica com bons empregos”, salientou Zuza. 

Veículo é resultado da luta de todos
Desde a aprovação dos novos investimentos pelos trabalhadores, em assembleia realizada em novembro de 2011, a empresa se prepara para a produção do novo veículo.

Foi por este motivo que, no mês passado, os companheiros na Ford que trabalham na linha de automóveis entraram em férias coletivas. Ainda faltavam alguns ajustes para a produção do New Fiesta.

“O pessoal recebeu treinamento para aprimorar a montagem”, explicou José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, coordenador do Sistema Único de Representação, o SUR.

Um dos motivos do treino são as quatro portas que todos os modelos do novo carro terão, o que dobra o tempo de ajuste de portas com o novo sistema de airbags e freios ABS.

“Nossa luta é para que todos os trabalhadores participem deste treinamento e tenham essa oportunidade de conhecimento”, afirmou Paraíba.

Futuro
O coordenador geral da representação dos trabalhadores na Ford, Alexandre Colombo, destacou o papel dos companheiros na fábrica.

“Eles sabem que esse lançamento é parte da luta de cada um deles, que junto ao Sindicato possibilitam esta negociação para a permanência da Ford na região”, disse Colombo.

E concluiu, “a expectativa é positiva, pois o lançamento de um produto global trará mais tranquilidade aos trabalhadores, garante seus salários e empregos e também fortalece a indústria no ABC”.

Conjunto de fatores explica investimento, diz Rafael
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, comemora o lançamento do New Fiesta em São Bernardo e considera o fato resultado da mudança de ambiente ocorrida no setor automotivo do ABC nos últimos anos.

“Existe um conjunto de fatores que explicam essa decisão”, afirmou. “Um deles é o Sindicato, que defende os trabalhadores, mas não recusa debater com os patrões e sempre apresenta propostas a viáveis para a resolução de problemas”, destacou.

A seguir ele citou a qualidade da mão-de-obra e a maturidade que a classe trabalhadora da região alcançou ao analisar projetos de seu interesse, sem nunca abandonar a luta, além de fatores externos, como a construção do Rodoanel e o novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto.

“Tudo isto mostra aos investidores que o ABC é um local viável e de futuro para novos empreendimentos”, concluiu Rafael.

Da Redação