Domínio da BYD está prejudicando os concorrentes menores na China

Marca chinesa registrou um aumento de 33% no lucro do segundo trimestre, enquanto as rivais relataram prejuízos

O crescimento implacável da fabricante chinesa de carros elétricos BYD está eliminando rivais menores, com a Li Auto Inc. se juntando à também novata Xpeng na divulgação de lucros decepcionantes. A BYD divulgou na quarta-feira um salto de 33% no lucro do segundo trimestre, enquanto na mesma época a Li Auto divulgou uma queda maior do que o estimado de 52% nos lucros — fazendo suas ações listadas nos EUA despencarem. A Xpeng previu na semana passada uma receita do terceiro trimestre bem abaixo das expectativas dos analistas em meio a uma guerra de preços contundente na China.

Nem a Li Auto nem a Xpeng conseguiram entrar no top 10 dos maiores fabricantes chineses de EV em vendas. A ascensão da BYD para se tornar líder absoluta no mercado automotivo da China — ultrapassando montadoras ocidentais estabelecidas como a Volkswagen para vender 3 milhões de unidades no ano passado — ocorre em meio a uma ampla desaceleração na demanda global de elétricos. A Ford, a Porsche e a Mercedes-Benz recuaram em suas ambições de eletrificados nos últimos meses, enquanto a Tesla, está bem abaixo do ritmo de 1,8 milhão de carros vendidos no ano passado.

Em outro sinal de desaceleração na demanda por veículos elétricos, a empresa de pesquisa automotiva JD Power disse na quarta-feira seus modelos representarão apenas 9% das vendas nos EUA neste ano, abaixo da previsão anterior de 12,4%. O resultado da BYD é “impressionante, já que a maioria de seus pares de veículos elétricos na China e ao redor do mundo vêm sofrendo perdas significativas há algum tempo e enfrentam potenciais problemas de liquidez”, escreveram os analistas do Barclays Jiong Shao e Lian Xiu Duan em uma nota.

Os lucros também darão à BYD o poder de acelerar a consolidação do setor de elétricos, eles acrescentaram. A consultoria AlixPartners disse em julho que menos de 20 marcas chinesas de carros elétricos serão lucrativas até o final da década, à medida que líderes de mercado como BYD e Tesla consolidam ainda mais suas posições. A BYD estabeleceu seu domínio nos últimos anos ao ser pioneira em tecnologias de bateria e híbridas que implantou em uma ampla linha. O crescimento da montadora também foi apoiado pela popularidade dos híbridos plug-in, cujas vendas estão aumentando em um ritmo mais rápido do que os eletrificados.

Do InsideEVs