Dona da Fiat estuda novo investimento para fazer carros chineses no Brasil
Stellantis negocia fabricar veículos elétricos da Leapmotor no país; complexos de Goiana e Porto Real são as opções
Após escolher Zaragoza (Espanha) para produzir veículos da sócia Leapmotor na Europa, a Stellantis move seus tentáculos a fim de definir onde produzirá os carros elétricos da marca de origem chinesa no Brasil. Autoesporte apurou que as conversas para se chegar a um consenso seguem a pleno vapor – e devem se intensificar nos próximos meses. E são três principais pilares que vão definir essa nacionalização.
Inicialmente, a prioridade da Leapmotor International, joint venture entre Stellantis e Leapmotor, era estabelecer um local de produção na Europa. A planta de Zaragoza foi escolhida especialmente pelo custo da mão de obra, que é mais em conta do que em outros países do continente. No entanto, também pesou na escolha a existência prévia de uma linha dedicada a EVs, bem como o investimento de até 4,1 bilhões de euros em uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) – por meio de parceria 50/50 com a gigante chinesa CATL.
Com a situação na Europa resolvida, Stellantis e Leapmotor agora olham com mais cuidado para a América Latina, outro mercado considerado fundamental para o sucesso da marca chinesa. Fontes, inclusive, já garantem à Autoesporte que haverá produção local. Isso porque as empresas creem que apenas assim serão capazes de escalar o negócio. Para definir quando e onde será essa produção nacional, três fatores são fundamentais.
O primeiro deles é que a produção local, segundo fontes, ainda está atrelada ao volume e, por conseguinte, ao segundo motivo: a aceitação da marca Leapmotor no Brasil. A última questão é que a Stellantis já avalia qual de suas fábricas no país poderá receber a operação. A princípio, a fabricante de maior operação no Brasil tinha maior preferência pela unidade de Porto Real (RJ). Fontes, contudo, apontam a unidade de Goiana (PE) como a favorita, por ora, a receber a Leapmotor.
Do AutoEsporte