‘Dona Lindu’ e IFSP retomam parceria com cursos à distância e presencial em 2025

Inglês e técnico na área administrativa estarão disponíveis na grade da Escola do Sindicato no primeiro semestre do ano. Cursos são gratuitos

Foto: Adonis Guerra

A Escola Livre para Formação Integral ‘Dona Lindu’ anuncia a retomada da parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) no primeiro semestre de 2025. Dois cursos serão oferecidos neste momento: Inglês, com formato EaD (à distância) e outro na área administrativa, presencial. O coordenador da escola, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, celebrou a novidade com toda a categoria e destacou a volta de mais uma parceria de sucesso com a oferta de cursos técnicos e gratuitos.

“Além dos cursos junto ao Senai Manuel Garcia, em Diadema, parceria consolidada que vai completar 31 anos no mês que vem, e o PoliSaber, garantimos novamente a parceria com o Instituto Federal com cursos que vão atender bem a nossa categoria, os jovens e todos que precisam de uma oportunidade para conquistar melhores condições de trabalho e salário dignos”, ressaltou o dirigente.

Foto: Adonis Guerra

Marquinhos lembrou ainda que, para conseguir uma promoção, tem que ter formação. “Isso o Sindicato enxerga como prioridade. Todo esse esforço, em parceria com o Senai, está sendo ampliado com outras instituições em 2025. A ‘Dona Lindu’ é mais do que uma escola, é um espaço de resistência, de aprendizado contínuo e de preparação para os desafios do mundo do trabalho e da vida. Aqui, cada aula, cada desafio, é uma oportunidade para todos se superarem, aprenderem a buscar soluções criativas e, acima de tudo, para se fortalecerem enquanto seres humanos”.

O pró-reitor de ensino do IFSP, Carlos Procópio, e o diretor do Centro de Referência em EaD, Gabriel Brunatelli, visitaram as instalações da Escola. “Eles gostaram muito do que viram, o que significa que vamos fechar outras parcerias, esses são apenas os dois primeiros dos muitos cursos que virão”, completou Marquinhos.

Sucateamento dos Institutos Federais

A parceria com a Escola ‘Dona Lindu’ foi encerrada em 2016, isso porque após o golpe e depois dos quatro anos do governo Bolsonaro, os Institutos Federais de Ensino passaram por um processo de sucateamento.

PoliSaber

Foto: Adonis Guerra

Em janeiro, a Escola do Sindicato anunciou a parceria com a Fundação PoliSaber. A instituição, junto ao Ministério do Trabalho e Renda, dispõe de cursos através do PMQ (Programa Manuel Quirino de Qualificação Social e Profissional), para a zona leste da capital paulista e à escola dos Metalúrgicos do ABC. O projeto tem apoio do cursinho da Poli e as aulas começaram no início de fevereiro.

A Fundação PoliSaber fomenta parcerias com organizações da sociedade civil para promover educação ao acesso à universidade e ao mundo do trabalho por meio de ações pedagógicas com formação integral de pessoas em diversos espectros sociais.

Estude com a gente

Na Escola do Sindicato, podem se inscrever sócios dos Metalúrgicos do ABC, seus dependentes, sócios de outras categorias e desempregados. Informações pelo número (11) 4061-1048 ou WhatsApp (11) 99877-9604. A Escola fica na Avenida Encarnação, 290, Piraporinha, próximo ao terminal de trólebus.