‘Dona Lindu’ entrega 520 certificações a alunos dos cursos em parceria com Senai e UFABC na Regional Diadema
Sindicato celebra junto a pais, familiares e amigos, dos 125 formandos que compareceram à celebração, mais um semestre de qualificação profissional
A Escola Livre para Formação Integral ‘Dona Lindu’ celebrou na noite desta terça-feira, 3, com 125 alunos e alunas presentes, a conclusão dos cursos em parceria com o Senai Manuel Garcia Filho, a UFABC (Universidade Federal do ABC), além do Sindicato e Cidadania, ministrado pela Formação dos Metalúrgicos do ABC. No segundo semestre de 2024, foram entregues 520 certificações, ao todo. O evento aconteceu na Regional Diadema e contou com a presença de pais, familiares e amigos dos alunos.
O diretor responsável pela Escola, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, falou a todos que, para conseguir uma promoção, tem que ter formação. “Isso o Sindicato enxerga como prioridade aos trabalhadores, trabalhadoras, dependentes e toda a sociedade. Todo esse esforço, em parceria com o Senai, será ampliado com outras instituições em 2025”.
Foto: Adonis Guerra
Segundo o dirigente, a ‘Dona Lindu’ é mais do que uma escola, é um espaço de resistência, de aprendizado contínuo e de preparação para os desafios do mundo do trabalho e da vida. “Aqui, cada aula, cada desafio, foi uma oportunidade para vocês se superarem, para aprenderem a buscar soluções criativas e, acima de tudo, para se fortalecerem enquanto seres humanos”.
“Hoje, ao olhar para vocês, vejo que são a representação da esperança, da força e da perseverança. Vocês são a prova de que, quando nos unimos e trabalhamos com seriedade e comprometimento, conseguimos realizar grandes conquistas. E essa vitória, da qual todos fazem parte, é a construção de um futuro mais justo, igualitário e solidário”.
As certificações foram entregues a alunos dos cursos de Assistente de Controle da Qualidade, Assistente de Recursos Humanos, AutoCAD 2D, Auxiliar Administrativo, Comandos Elétricos, Eletricista e Instalador, Informática Pacote Office, Instalação de Drywall, Leitura e Interpretação de Desenho, Matemática Aplicada à Mecânica, Metrologia Aplicada à Mecânica, Pinturas em Edificações e Agente Cultural.
Oportunidade
Foto: Adonis Guerra
Durante a cerimônia, o secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, contou que uma das formas de ajudar e mudar a vida das pessoas é dando oportunidade para que elas possam progredir e prosperar. “Por isso, temos o curso de Sindicato e Cidadania. Não basta apenas preparar um trabalhador ou a trabalhadora para apertar o botão da máquina e não saber o significado do papel que ele ou ela tem na sociedade, seja qual for a posição política e ideológica de cada um. Isso é formação”.
“A partir do momento que os trabalhadores não são mais manipulados e não aceitam as migalhas de ninguém, lutam com todas as forças por aquilo que acreditam. Vocês, alunos, podem contribuir muito para essa sociedade que queremos. Se acreditarmos e nos prepararmos para tudo que defendemos, com a força que temos, podemos ir muito longe”.
Participaram do evento a diretora executiva do Sindicato e coordenadora das Comissões, Andréa de Sousa, a Nega; a vereadora de São Bernardo, Ana Nice; o diretor do Sindicato dos Químicos do ABC, José Freire da Silva, o Freire; e o representante do Senai Manuel Garcia Filho, Alexander Rodrigues, o Alex.