Dos emplacamentos de março, 28% foram de locadoras

Com varejo em baixa, vendas diretas atingiram 48,4% no mês. Há um ano, fatia era de apenas 36,7%.

As vendas diretas, principalmente as feitas para locadoras, foram fundamentais para o balanço positivo do mercado automotivo em março. A própria Anfavea reconheceu esse movimento positivo do atacado, com o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, enfatizando que “a fotografia do momento seria pior” não fosse a participação de 28% das locadoras no total de emplacamentos do mês.

O segmento de automóveis e comerciais leves totalizou 186.353 licenciamentos no mês passado, altas de 55,4% e 37,6% sobre fevereiro e o março de 2022, respectivamente. Do total, 52,1 mil unidades foram destinadas às empresas de aluguel de veículos, conforme dados divulgados pela Anfavea na segunda-feira, 10.

Se forem computadas todas a vendas diretas, que envolvem também transações para outros grandes frotistas, taxistas, produtores rurais e PcD (pessoas com deficiência), a participação dessa modalidade de negócio atingiu 48,85% do mercado automotivo em março. É uma fatia elevada considerando que no mesmo mês do ano passado o índice foi de 36,67%, segundo levantamento da Fenabrave. Também é um sinal claro de retração no movimento das lojas, aquele que reflete as compras do consumidor comum.

A Abla, Associação Brasileira das Locadoras de Veículos, divulgou na terça-feira, 11, um aumento de 4,7% no número de empregos no setor no comparativo de 2022 com 2021, com quadros de mão de obra de, respectivamente, 89.550 e 85.494. Os números tomam por base os arquivos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Do AutoIndústria