Duas novas turmas do curso para dirigentes iniciaram suas atividades em julho

Duas novas turmas do curso para dirigentes iniciaram suas atividades em julho

No dia 7 de julho teve início o primeiro encontro do curso “Ação Sindical em Tempos de Pandemia Neoliberal” para a turma 1, que contou com a presença de 43 pessoas, cujo público é prioritariamente das Regionais de São Bernardo e Diadema.

A abertura foi realizada pelos representantes das duas Regionais, Jonas Brito da Silva e João Paulo, respectivamente. Jonas saudou a todos os presentes e justificou a ausência do coordenador da Regional Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, que se encontrava de férias.

O dirigente ressaltou a importância da formação para a qualificação do debate dentro da fábrica. “Quanto mais informação e conhecimento a gente acumular melhor será para enfrentarmos os desafios do dia a dia”. O diretor de São Bernardo concluiu agradecendo ao Departamento de Formação pela promoção da atividade.

João Paulo saudou os presentes e também justificou a ausência do coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, que assim como o de São Bernardo, estava de férias.

O representante de Diadema enalteceu a importância do Departamento de Formação para a direção do Sindicato e comentou sobre a herança autoritária que aflorou no período da ditadura militar e continua presente ainda na nossa sociedade como se pode ver no apoio às ações do atual governo.

Além disso, comentou sobre a discriminação racial que remonta ao período da escravidão que mantém suas marcas na sociedade atual.  João Paulo concluiu sua fala com uma pergunta. “O quanto o pensamento e as atitudes de Bolsonaro estão presentes na sociedade que se identifica com essa herança autoritária e discriminatória?”.

O curso terá 12 encontros, quinzenais na modalidade, remota, de 6 de julho a 7 de dezembro, às terças feiras das 14h às 16h.

Já no dia 14 de julho teve início o primeiro encontro da Turma 2, cujo público de 37 pessoas envolve dirigentes da Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e os CSEs na Volkswagen. A partir do segundo encontro que ocorrerá no dia 4 de agosto serão incorporados à turma um grupo de dirigentes do CSE na Mercedes-Benz.

Estiveram na abertura da atividade a diretora da executiva do Sindicato, responsável pela Formação, Michelle Marques, e o coordenador da Regional de RP/RGS e membro da executiva, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.

Michelle saudou todos os presentes e agradeceu o esforço para mobilizar o público para o curso e o empenho da equipe de Formação para a realização da atividade. “Eu sei o quanto é difícil para vocês estarem aqui, especialmente para as mulheres”. A diretora ressaltou a importância da formação, que segundo ela “é um processo constante de aprendizado que nunca termina. Essa é a riqueza da formação, a gente sempre está aprendendo”.

Marquinhos saudou os presentes, agradeceu a presença de todos e elogiou o Departamento de Formação dirigido pela Michelle por continuar os cursos fazendo um esforço para adequá-los ao formato remoto.

Marquinhos tratou da importância da Formação para seu crescimento como dirigente e como ser humano. “Hoje eu me considero uma pessoa melhor, menos preconceituosa, menos machista. Eu sei que tenho muito que avançar e apreender, mas minha forma de pensar e agir já é outra, acho que a partir dessa abertura a gente só tem a melhorar”, concluiu Marquinhos.

O curso está organizado em seis encontros remotos, com duração de três horas e meia, uma vez por mês, às quartas-feiras das 9h às 12h30, de 14 de julho à 1 de dezembro.     

O objetivo do curso é propiciar uma reflexão sobra a ação sindical a partir do atual cenário de retrocesso político, ataque aos direitos trabalhistas/sociais, desemprego, políticas antissindicais e uma profunda reestruturação dos mecanismos de funcionamento do Estado brasileiro.

Outra perspectiva do curso é debater formas de ações sindicais que possam reverter o atual quadro, acumular forças para derrotar a prática e a concepção das políticas neoliberais que orientam a economia  e a visão de mundo atual.